Prefeitura inicia construção de ETE para escoar esgoto do Lagomar

30/05/2008 15:27:29 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé dá mais um passo no Projeto Lagomar, que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade, iniciando a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para o escoamento de esgotos. A ETE é construída ao lado da ETE do Engenho da Praia e sua construção vai possibilitar captar e tratar o esgoto de cerca de 15 mil pessoas.

Segundo o secretário de Obras, Mário Bucker, a prefeitura de Macaé, que já investiu R$ 29 milhões de reais na primeira etapa do Projeto Lagomar, realizando obras de infra-estrutura do bairro, que incluem redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto e pavimentação das ruas, investe agora mais R$ 8 milhões, com a construção da ETE e de elevatórias para fazer a drenagem da localidade.

Mário Bucker colocou que a ETE do Lagomar é construída em módulos, o que vai possibilitar sua ampliação no futuro. O esgoto do Lagomar será captado pela ETE do Engenho da Praia, que tem capacidade de absorver o esgoto de seis mil pessoas, e pela nova ETE, totalizando 21 mil pessoas a serem atendidas com o tratamento de esgoto.

- O bairro começou a receber os benefícios do Projeto Lagomar em 2006. Como o Lagomar é uma grande localidade, com muitas ruas, e não contava com qualquer infra-estrutura, não há condições da prefeitura realizar todas as obras de uma vez. Hoje, já temos mais da metade dos 54 quilômetros de ruas pavimentados e com as redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto já prontas e as obras continuam – diz.

Sobre a pavimentação e redes das ruas W4 e W7, o secretário explica que essas ruas situam-se do lado direito da rua principal do bairro e próximas à Lagoa Baixio da Grande Rã. Por isso, as ruas precisam receber cuidados especiais, com dragagem e limpeza dessa lagoa. Para essas obras, a prefeitura precisa de autorização dos órgãos estaduais, como a Serla, responsável pela preservação dos leitos d´água do estado. “A autorização já foi solicitada e logo que recebermos o aval dos órgãos estaduais as obras nessas ruas serão iniciadas”, ressalta Mário Bucker.

Em relação ao abastecimento de água do bairro, o secretário de Obras destaca a parceria entre a prefeitura de Macaé e a Cedae, lembrando que dentro de 30 dias, no máximo, a Cedae estará efetuando a ligação de água para o bairro, que já conta com rede de distribuição.

-Com a ampliação da adutora da Severina, cujas obras acontecem em Macaé em parceria com a Cedae, toda a cidade será beneficiada, com o aumento da oferta de água. Os bairros do Lagomar, Engenho da Praia, São José do Barreto, entre outros, serão os primeiros a receberem esses benefício, com ampliação da rede de distribuição de água na cidade, segundo a Cedae – concluiu Mário Bucker.