Prefeitura inicia cursos de hotelaria no Sana

19/05/2009 09:55:32 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Objetivo é qualificar a mão de obra para o turismo

A prefeitura de Macaé, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (18), no Sana, as aulas do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Esta é a primeira de uma série de qualificações da área de hotelaria que serão oferecidas no Sana e que tem como objetivo capacitar a mão-de-obra da região para o atendimento turístico.

De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, os cursos oferecidos no Sana fortalecem o turismo da região serrana. “Qualificando a mão-de-obra da área hoteleira, a prefeitura está dando subsídios para a melhoria no atendimento”.

Durante o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, os alunos terão a oportunidade de aprender desde como lavar as mãos a como realizar a higiene de alimentos e equipamentos.

- O objetivo desta qualificação é assegurar a saúde da população. O curso foi baseado na resolução 216/2004 da ANVISA e detalha os procedimentos de higiene aplicados a todos os itens de alimentação desde seu recebimento à sua comercialização, passando por estocagem e higienização de locais como hotéis, pousadas, restaurantes, bares, entre outros, explicou o instrutor do curso, Onecy Luiz Ferreira.

Os próximos cursos serão Recepcionista, Camareira e Inglês Básico para hotelaria. Além das qualificações oferecidas em parceria com a Pousada Bom Viver, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional tem os cursos de Inglês básico, Legislação Ambiental, Auxiliar de Escritório e Auxiliar Administrativo na Agência do Macaé Facilita do Sana.

Para Maria Dirce Asth Shotti, ter a oportunidade de participar do curso foi muito bom. “Já faço o curso de informática da secretaria de educação, e adorei a oportunidade de fazer este também. Já trabalhei em pousada e embora hoje esteja apenas em casa, entendo a importância de se aplicar as boas práticas no dia-a-dia”.

Já para o recepcionista da Pousada Bom Viver, Robson Vieira Tatagiba, a qualificação veio em boa hora. “Achei muito bom para termos mais conhecimentos sobre as boas práticas e podermos aplicá-las no atendimento ao público. Certamente mudarei minhas práticas diárias”, explicou.

Os cursos fazem parte do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar). Para participar das próximas turmas é preciso ter no mínimo 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade e residência; identidade; CPF; título de eleitor e uma foto 3x4. Os interessados devem se dirigir à Agência do Macaé Facilita no Sana , de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.