Prefeitura inicia demolição de galpão para ampliar a drenagem do Novo Cavaleiros

29/09/2009 16:43:49 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Galpão é demolido para ajustar ligações pluviais

A prefeitura de Macaé prossegue as obras de drenagem do Novo Cavaleiros, com o objetivo de acabar com os alagamentos. Esta semana começou a demolição de um galpão situado em área dentro do bairro próxima à linha férrea, para dar continuidade às obras de interligação das galerias pluviais. Após isso, será efetuada a retirada dos trilhos da linha férrea para a passagem das galerias pluviais e conclusão das obras nessa área.

Investindo R$ 29 milhões com recursos próprios, a prefeitura continua a instalação de galerias de concreto para ampliar a vazão das águas pluviais da localidade, que durante as chuvas fortes vivenciava alagamentos. Já foram instaladas dentro do bairro mais de 800 metros de galerias pluviais e também 400 metros de tubulação de 1.500 e 1.200 milímetros, na construção da nova rede de drenagem da localidade.

As ações no Novo Cavaleiros começaram em 15 de maio e também fazem parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico da cidade, desenvolvido pela prefeitura de Macaé desde junho de 2008.

Depois da atuação dentro do galpão e junto à linha férrea, estará praticamente concluída a construção da rede principal de drenagem do bairro. Em seguida, vão começar as obras de instalação da rede secundária, completando a ação de drenagem do Novo Cavaleiros.

As galerias instaladas no bairro são de concreto e retangulares e têm dimensões variadas, sendo as maiores de quatro metros por 1,80 metro. 1,6 milhão de metros quadrados de área do bairro estão recebendo intervenções da prefeitura para acabar com os alagamentos. Se o tempo colaborar, as obras no bairro devem estar concluídas em cerca de cinco meses.

As obras no bairro acontecem sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop) e a meta de drenagem do bairro é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo. Os trabalhos estão sendo feitos pela empresa Contagem Construção e Serviços e além das obras dentro do bairro, já foram instaladas galerias no trecho em frente ao Terminal Lagoa, no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto e em outras duas frentes no bairro, instalando as galerias de águas pluviais na Rua Netuno e nas ruas próximas à região da Rua Tenente Célio.

Outras ruas também já receberam novas galerias, como a Rua Júpiter, São José, Travessa São Judas Tadeu, Avenida Silvino Frota, entre outras, com instalação de galerias de 2,40 metros por 1,50 e 2,00 metros por 1,50. No canteiro central da Amaral Peixoto, além das galerias, foi construída uma elevatória diretamente ligada às galerias de águas pluviais no bairro. A água recolhida será direcionada para o canal que corta o Novo Cavaleiros e seguirá para a estação elevatória e de lá, para a Lagoa de Imboassica.