Prefeitura inicia no Assentamento Celso Daniel emprego da patrulha agrícola e plantação de feijão

17/02/2009 15:34:39 - Jornalista: Cesar Dussac

Foto: Robson Maia

Programa agrícola da prefeitura disponibiliza cinco tratores

A prefeitura, por intermédio da subsecretaria de Agricultura, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibilizou três tratores da patrulha agrícola no preparo de terras do assentamento Celso Daniel, em Cabiúnas, para o plantio de feijão, o que beneficia 70 famílias no primeiro estágio do programa de desenvolvimento da produção rural do município. Cada produtor está recebendo 40 quilos de semente de feijão preto para cada hectare de terra.

A disponibilização imediata da patrulha agrícola e distribuição de sementes aos produtores rurais segue a uma determinação do prefeito Riverton Mussi, que está sendo atendida pelo subsecretário Jonas de Siqueira César.

- Quando me convidou para integrar o governo, o prefeito enfatizou como prioridade a disponibilização da patrulha agrícola, que conta com cinco tratores, maquinário de que os produtores não dispõem, pelo alto custo da alocação. Nesses dois meses, três tratores estão em plena atividade no preparo do solo, para atender aproximadamente 300 produtores. Aqui, no Assentamento Celso Daniel, no primeiro estágio do programa, atendemos 70 famílias de produtores e, na sequência, alcançaremos toda a área rural do município. A criação da patrulha mecanizada animal – utilização da tração animal no preparo do solo da região serrana – é outra prioridade, que vai ser implantada no segundo semestre, explicou o subsecretário.

Jonas Siqueira falou do sistema de troca-troca, empregado no programa da prefeitura.

- Vamos dar 40 quilos de semente de feijão para cada hectare. Durante todo o mês de março, é feito o plantio. A safra é colhida em média em 80 dias. Um percentual da produção será devolvido para a merenda escolar e doação a instituições filantrópicas. Grande parte da produção vai ser comercializada nas feiras dos produtores - que acontece quintas-feiras na praça Veríssimo de Melo, sextas-feiras no Parque Aeroporto e sábados, numa rua do centro de Macaé – e vendida a supermercados da cidade e região, explicou.

Outra meta é a implantação de uma feira no terminal da Barra de Macaé, e vai construir de casas populares no Assentamento Celso Daniel. “A ideia é utilizar o terminal da Barra, desativado, para funcionar ali a Feira Regional Brasileira, destinada à comercialização de produtos oriundos de várias regiões do país. No Celso Daniel, já trabalha na área uma retroescavadeira, que prepara o solo para a construção de casas populares em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária, adiantou.

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Macaé, José Ribamar, o Gaúcho, falou dos anseios da categoria.

- O emprego da patrulha agrícola no preparo da terra e a doação de sementes de feijão, está sendo muito aplaudida pelos produtores já plantados. Após o feijão, vamos plantar aipim, quiabo, milho. Vamos firmar parcerias com o município para vender não só os produtos de origem agrícola, como agropecuários – carne vermelha (de vaca e de porco), e de frango, além dos derivados como leite e ovos, e também de peixe criado em cativeiro, como a tilápia, disse Gaúcho.

Sebastião de Souza, o Tião, produtor rural, falou do programa agrícola da prefeitura. “Já plantei feijão de corda, em 2007, para experimentar. Colhi uma boa safra. Agora, com o programa agrícola da prefeitura, do feijão preto, e uma boa preparação do solo, acho que vou colher muito mais”, afirmou Tião, casado com a titular do sítio, Hercília Honorato.

Segundo o assessor Darlin Grativol, o programa agrícola da prefeitura tem por objetivo proporcionar melhores condições de trabalho, diminuir o custo de produção, aumentar a produtividade e rentabilidade, melhorar a tecnologia e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais.

A solicitação do uso do maquinário é feita no escritório do Macaé Facilita, localizado na Barra de Macaé, junto à subsecretaria de Agricultura, com apresentação da carteira de identidade, CPF e cópia do Imposto Territorial Rural, das 9h às 17h. A Associação dos Produtores Rurais também poderá receber os documentos e incluir os nomes na lista dos interessados, que acompanha ofício destinado à subsecretaria.