Prefeitura inicia obras de recuperação do Sana

18/05/2009 09:57:37 - Jornalista: José Vieira

Foto: José Vieira

Obras vão melhorar acesso aos distritos

A prefeitura de Macaé está iniciando as obras de recuperação da estrada que liga o distrito do Sana ao Frade, na região serrana, facilitando o acesso por dentro do município. A reativação da estrada, além de beneficiar a comunidade local com um mais acesso rápido, seguro e sem custo de pedágio até Macaé, vai proporcionar um novo fluxo turístico à serra macaense.

A Secretaria do Interior disponibilizou máquinas, caminhões e pessoal, concentrando esforços na recuperação da estrada. Estão em andamento obras de contenção das encostas e a implantação de um sistema de escoamento definitivo, com calhas, caixas de espera e manilhas para que a estrada venha suportar as próximas chuvas de verão.

O secretário do Interior, Delorme Ramos, explica que depois dessas obras de recuperação, as áreas atingidas receberão uma cobertura de brita corrida para que a estrada permita novamente o fluxo de qualquer tipo de veículos em plena segurança. Após a reforma, a prefeitura pretende fazer a pavimentação da estrada, em parceria com o governo do Estado.

O Sana é uma Área de Proteção Ambiental com belas cachoeiras e matas preservadas, reconhecido pelo turismo nacional, principalmente pelos paulistas e cariocas, e também pelo público internacional, que chega ao distrito vindo da Região dos Lagos, através da Estrada Serramar que liga Casimiro de Abreu à Nova Friburgo.

O período das chuvas de verão comprometeu toda a estrutura viária da região serrana do estado, inclusive a estrada Sana-Frade. O único acesso que a comunidade do Sana possui para chegar ao Hospital do Trapiche, que atende toda serra de Macaé, ficou praticamente intransitável em virtude das grandes erosões e muitas quedas de barreiras.