Prefeitura instala 150 manilhas em ruas do Frade

20/05/2008 10:58:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Além de trabalhar na reforma e manutenção dos cerca de 800 quilômetros de estradas vicinais nos distritos da serra macaense, a prefeitura está realizando diversas obras nesta região. Entre elas, está a instalação de 150 manilhas, de um metro de diâmetro nas ruas Virgílio Vasconcelos Júnior e Manoel Viana, no distrito do Frade. O objetivo é acabar com problemas de alagamentos .

- Começamos há vinte dias a primeira etapa que está sendo a instalação das manilhas e em seguida daremos início à construção da barragem. Estamos com sete homens trabalhando, utilizando uma retroescavadeira e um caminhão, diz o secretário de Interior, Carlos Eduardo Jardim.

O coordenador geral da secretaria do Interior, Allan Santos de Souza, comenta que com a barragem, também serão levados a cerca de 60 casas anteriormente afetadas pelas enchentes, água potável, além de galerias de águas pluviais e o acréscimo de 30 metros de extensão do calçamento. As manilhas serão agentes receptadores por onde as águas pluviais que descem a cabeceira irão fluir em direção a um córrego.

Para o morador João Gonçalo da Silva, de 65 anos, que vive na chamada Rua do Lava Pé (Manoel Viana), há 40 anos, o novo sistema é uma alegria só. “Já passei situações aqui em que só saía de casa em pequenos barcos”, diz.

Obras

Está em fase adiantada, a realização de trabalhos para a instalação de cobertura na praça poliesportiva de Córrego do Ouro, onde também é colocada iluminação. “Esta é uma solicitação antiga dos moradores do distrito”, diz o secretário.

- Fizemos a troca de pontes de madeira por pontes de estrutura metálica, aumentando a capacidade para suportar peso de 20 toneladas para 90 toneladas – informa Carlos Eduardo, lembrando que no Frade, a prefeitura também vai reformar o campo de futebol e construir um cemitério.

O secretário lembra que a topografia acidentada da região dificulta a execução de trabalhos utilizando máquinas. Isto obriga a secretaria a utilizar o trabalho braçal de cerca de 200 servidores. “Caminhões basculantes têm dificuldade de transitar em determinados locais”, frisa.

Ele finaliza dizendo que a municipalidade também atua em estradas que ligam a cidade a municípios vizinhos como Califórnia (Rio das Ostras), Cachoeiras de Macaé (Casimiro de Abreu); Santa Maria (Conceição de Macabu) e Crubixais (Trajano de Moraes).