Prefeitura instala 93% de rede coletora de esgoto direcionada à ETE Centro

19/11/2015 11:43:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Rede coletora será direcionada à ETE Centro, em construção

A Prefeitura de Macaé continua a instalação dos 42 quilômetros da rede coletora direcionada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, que é construída na Linha Verde e vai atender, inicialmente, através do primeiro módulo, 40 mil residentes nos bairros Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta. Até o momento, 40 quilômetros ou 93% de redes coletoras já foram assentadas, com implantação da linha de recalque.

A ação acontece com atuação da Odebrecht Ambiental, responsável pelas obras da Parceria Público Privada (PPP) firmada com a prefeitura e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), para realizar as obras de instalação das redes e estações de captação e tratamento de esgoto da cidade. Os trabalhos começaram em abril deste ano e seguem, ininterruptamente, de segunda a sábado, com várias frentes de trabalho atuando em diferentes ruas dos bairros citados, por onde a rede coletora está sendo implantada.

A implantação nesses bairros faz parte da primeira etapa das obras do Subsistema Centro, que inclui a instalação do primeiro módulo da ETE que estará pronto e funcionando em dezembro, com capacidade para tratar cem litros de esgoto por segundo. Concluídas as obras e a construção do primeiro módulo, todo o esgoto gerado nesta região será coletado, tratado e devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação e o ponto final será o Canal do Capote, situado ao longo da Linha Verde.

Segundo a prefeitura, as ações vão contribuir com a expansão e universalização do sistema de esgotamento sanitário na cidade. A abertura destas redes exige todo um preparo e para evitar transtornos aos motoristas e garantir a segurança aos pedestres, os locais recebem sinalização e as obras acontecem dentro da margem de segurança.

Entre os locais onde as redes estão instaladas, nesta semana, está a Rua Professora Irene Meirelles, no Bairro da Glória. Homens e máquinas trabalham no local de segunda a sexta-feira. A rede nesta rua deve ser concluída ainda nesta semana e, logo após, acontece a recuperação da pavimentação da via.

Para o desenvolvimento do Subsistema Centro, a prefeitura investe R$ 250 milhões, com a construção de 118 quilômetros de redes de esgoto, incluindo rede coletora, coletor tronco e linha de recalque. O projeto prevê 57 Estações Elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar 300 litros por segundo (l/s).


Fotos Relacionadas