Prefeitura intensifica ações contra Gripe A

06/08/2009 15:40:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Homeopatia: prevenção contra sintomas da Gripe A

Diante da pandemia de influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, a secretaria de Saúde de Macaé vem adotando diversas medidas para oferecer à população um atendimento de qualidade. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, explica que com o avanço da nova gripe no país, não tem como os municípios esperarem uma ação do Ministério da Saúde. É necessário que cada um faça a sua parte de acordo coma realidade de sua cidade.

- Enquanto aguardamos as vacinas e os resultados dos exames enviados para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, estamos realizando diversas ações, como a descentralização dos atendimentos das pessoas com sintomas de gripe. Também ampliamos as férias escolares, demos licença por tempo indeterminado para as gestantes da rede municipal de saúde, fizemos reserva de leitos, entre outras ações, afirma.

Com relação à portaria onde foi decretada situação de emergência, ele explica que a medida foi mais uma ação preventiva de ordem administrativa, necessária para o engajamento de todos os profissionais de saúde no atendimento dos pacientes com sintomas de gripe.

- Com o aumento no número de pacientes nas unidades com sintomas de gripe, vimos a necessidade de ampliar o quadro de pessoal, através do remanejamento de profissionais de algumas áreas, disse.

Os médicos estão atendendo todos os pacientes que têm sintomas de gripe. Nos casos leves, são tratados os sintomas em casa. Os casos graves e os grupos de risco estão sendo hospitalizados.

Outra medida adotada pela secretaria de Saúde é o uso da homeopatia. O medicamento homeopático que está sendo distribuído gratuitamente para população visa fortalecer o sistema imunológico das pessoas. “Não se trata de uma vacina. Caso o vírus venha se manifestar, a tendência é deixar a doença mais branda”, lembra.

O secretário lembrou ainda que a colaboração da população neste momento é fundamental para evitar a disseminação da doença, através da continuidade de alguns cuidados básicos de higiene. É importante lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Dados – De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, no Brasil, entre 25 de abril e primeiro de agosto, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 17.277 casos de pessoas com sintomas de algum tipo de gripe. Do total, 2.959 (17,1%) foram confirmados como influenza A (H1N1).

Das pessoas infectadas pelo novo vírus, a maioria (71,5%) apresentou sintomas leves, num total de 2.115 pessoas. Os restantes 28,5% (844) apresentaram febre, tosse e dificuldade respiratória, mesmo que moderada — sintomas compatíveis com a definição de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desse total, 55,6% foram de mulheres.

Dos 844 casos graves com o novo vírus A (H1N1), 96 morreram (número de óbitos registrados pelas Secretarias Estaduais de Saúde junto ao Ministério da Saúde até o dia 1º de agosto). A taxa de pessoas que vão a óbito em relação ao número de casos graves, portanto, é de 11,4%.

Dos 96 óbitos registrados, 52 foram do sexo feminino (54,2%) e, do total de mulheres, 14 eram gestantes. Gestação e doenças cardíacas e neurológicas são os principais fatores de risco para óbito, entre os casos de SRAG infectados pelo novo vírus.

Medidas preventivas

- Lave as mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, boca e nariz. ( Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos).

- Proteja com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação. Usar lenço de papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso.

- Mantenha os ambientes ventilados, principalmente o ambiente doméstico, e se possível receber a luz solar.

- Desenvolva hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos à vontade.

- Evite, sempre que possível, ambientes e locais de aglomerações, bem como ambientes fechados e o contato próximo com pessoas doentes.