Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

03/11/2008 16:30:14 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Mais de 50 profissionais de saúde participam nesta terça-feira (4) da Força Tarefa de combate à dengue, promovido pela prefeitura de Macaé, no bairro Nova Holanda. A ação tem como foco principal a orientação da população sobre como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e dos riscos da doença. Também será realizada a intensificação da Campanha de Homeopatia contra a dengue.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz da Penha a partir das 6h a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciará os trabalhos com o carro UBV (fumacê) para o controle do mosquito culex (pernilongo).

Já as ações junto a comunidade terão início às 9h, na escola Ciep Nova Holanda com a apresentação do esquete teatral “Cuidado com a Dengue”, encenado pela Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas).

Após o teatro, os agentes de combate à endemia do Centro de Controle de Zoonoses, acompanhados dos agentes comunitários de saúde, irão percorrer as ruas do bairro fazendo visitas às residências, comércio e terrenos baldios.

As equipes da Coordenação de Enfermagem e da Divisão em Educação em Saúde farão aplicação do medicamento homeopático contra a dengue. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida lembra que o medicamento não é uma vacina, busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

O secretário lembrou que há uma semana, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional “Brasil unido contra a dengue”. A campanha será dividida em três momentos de alerta: remoção dos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti; mobilização e combate aos focos do mosquito transmissor, nos meses de maior risco da doença; e o que a população deve fazer quando surgirem os sintomas.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady ressaltou que a colaboração da população é imprescindível no controle e combate à dengue. “É importante que cada um mantenha sua casa livre de objetos que possam se tornar criadouros do mosquito”, alerta.

A população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Paulo ressalta a necessidade de remover ou destruir os depósitos que contenham água limpa que não seja usada para consumo humano, de forma que se tornem incapazes de permitir a reprodução do vetor. Além disso, a recomendação é para que os depósitos de água usada para o consumo humano sejam fechados. Com apenas esses dois cuidados a população já estará contribuindo para o combate e o controle da doença.

Sintomas – Os sintomas da dengue são os seguintes: febre alta, dor no fundo dos olhos, no corpo, nas articulações, manchas avermelhadas, náuseas e vômitos. Quando ocorrer febre acompanhada de mais dois dos sintomas descritos a recomendação é que as pessoas procurem imediatamente uma Unidade de Saúde para diagnóstico, tratamento e notificação dos casos.