Prefeitura intensifica ações na Barra/Brasília

15/09/2008 17:59:13 - Jornalista: Catarina Brust

Diversas secretarias da prefeitura de Macaé realizam nesta segunda e terça-feira (15 e 16) ações de atendimento na praça Beira Rio no bairro da Barra de Macaé. O objetivo é esclarecer a população sobre atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais levando os serviços até os moradores do bairro e região, como Brasília, Nova Holanda e Nova Esperança.

A estrutura da secretaria de Pesca foi montada na praça para atender os pescadores da região. De acordo com a secretaria, Macaé possui dois mil pescadores profissionais, sem contar com os empregos indiretos ligados ao setor.

- A intenção é que eles conheçam os projetos desenvolvidos pela secretaria e quais podem beneficiá-los. No momento, estamos concretizando uma linha de financiamento para recuperação de embarcações e para compra de equipamentos de segurança, como GPSs, rádio comunicadores e radares para identificação de cardumes, observou o secretário de Pesca, José Carlos Bento. A previsão é que essa linha de financiamento deva ser liberada por volta do dia 28 desse mês.

Joilson Ignácio Rodrigues, 27 anos, proprietário de barco e morador da Nova Holanda, foi um dos primeiros a serem atendidos nesta segunda-feira. “Tenho barco próprio e um ajudante. Vim buscar um projeto que possa me beneficiar, melhorando meu rendimento e qualidade, como a instalação de equipamento de segurança, com GPS, rádio e sonda”, explicou, acrescentando que tem quatro filhos.

Uma equipe da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) orienta os moradores sobre as oportunidades de 515 vagas de emprego no mercado local, por meio do cadastro da Central do Trabalhador (Caet). Os trabalhadores que procurarem o serviço, além dessas orientações, poderão fazer cadastro junto a Caet, tirar carteira de trabalho e receber informações sobre a seleção de vagas direcionadas aos jovens do município.

- A Semtre está promovendo o encaminhamento de jovens para o Programa Jovem Aprendiz em duas empresas offshore. Já encaminhamos 76 jovens cadastrados nos Programas Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) e Sem Fronteiras para essa seleção. Além disso, podemos informar sobre outras vagas e para cursos de qualificação, como os de recepcionista e de inglês, ressaltou a coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros.

Na área de qualificação profissional, a prefeitura também disponibiliza mais de 12 cursos gratuitos profissionalizantes, oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológico e Profissionalizante (Cetep) para alunos nos turnos da manhã, tarde, noite e aos sábados. Em agosto, outros 17 cursos foram iniciados, totalizando assim 29 cursos gratuitos que estão beneficiando mais de 1,5 mil pessoas.

- A prefeitura está divulgando as ofertas para esses cursos gratuitos, que muitas vezes os jovens e a população em geral ainda não sabem. São 250 vagas que estamos disponibilizando para a Nova Holanda e região da Barra de Macaé, observou Juvêncio Papes, secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável.

A secretaria de Meio Ambiente intensifica ações também no mesmo bairro, de coleta do caramujo africano e corte, poda e plantio de árvores. A Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão e a secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano prosseguem com ações de esclarecimentos sobre os programas Bolsa Família e o Bolsa Universitária.