Prefeitura intensifica mutirões de combate aos focos do mosquito da dengue

22/11/2013 16:36:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Em coletiva, prefeito Dr Aluízio anunciou o Plano de ação de combate à dengue

Nesta sexta-feira (22) o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, apresentou uma série de ações, que serão implementadas pelo governo municipal, de combate ao criadouro do mosquito transmissor da dengue. O principal objetivo é evitar uma epidemia no próximo verão. As ações incluem a atuação de agentes de endemias, onde foram detectados índice de infestação mais alto, como é o caso do bairro dos Cajueiros.

- As ações vão incluir também a limpeza urbana e de prédios públicos, numa ação conjunta de órgãos municipais como as secretarias de Limpeza Pública, Saúde, Educação, Esane, Obras, entre outras. A prevenção tem que ser feita e o momento é agora - ressaltou o prefeito.

Veja a seguir o Plano de ação de combate à dengue 2013/2014

O mapeamento realizado pelo Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LiRAa) bem como os dados de casos confirmados na cidade, servem de norteador ao governo municipal para identificação de áreas que requerem maior atenção na adoção e conscientização de medidas básicas preventivas. Esses indicadores são fruto de um trabalho técnico, de monitoramento, realizado sem interrupção pela Prefeitura.

O governo municipal estabeleceu uma força tarefa com ações integradas para realização dos pontos a seguir que serão complementares ao Plano de Contingência (2013/2014) existente, já aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde.

1) Intensificação dos mutirões - O primeiro deles acontecerá no bairro Cajueiros nos dias 26, 27 e 28 de novembro (terça, quarta e quinta da próxima semana). Este bairro apresentou o índice de infestação mais alto (7.3%), seguido de Nova Esperança (4.5%) e Ajuda de Cima (4.1%). A ação contará com vistoria dos agentes de endemias, conscientização dos moradores e limpeza e retirada de entulhos e outros objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

2) Atuação nas escolas - As unidades de ensino municipais serão alvo imediato das ações da força-tarefa de combate à dengue. No mutirão dos Cajueiros, as escolas do bairro receberão a visita da equipe do Programa Saúde na Escola, que por meio de teatro e abordagem interativa irão transmitir aos alunos a importância dos cuidados preventivos para que sejam multiplicadores para amigos e familiares. Este trabalho será estendido a outras unidades de ensino sob a coordenação da Secretaria de Educação, que irá organizar um "fechamento do ano" (ano letivo se encerra dia 19) com aulas de combate ao mosquito, para as crianças e para as famílias, que serão convidadas. No início do ano letivo, em fevereiro, esse trabalho será continuado.

3) Ações em locais de grande concentração, como os terminais rodoviários, com abordagem de orientação e conscientização da população.

4) Adoção de mensagens de orientação acerca dos cuidados preventivos em materiais como carnê de IPTU da Prefeitura, bem como no contracheque eletrônico dos servidores municipais.

5) Ampliação das informações. O site da prefeitura passará a contar com uma aba especial dedicada ao combate à dengue, com informações das ações e orientações à população, bem como o uso de ferramentas digitais, como o Facebook da Prefeitura.

6) Campanha massiva com a colocação de cartazes em locais de concentração de pessoas como unidades de saúde, escolas. Mensagem de alerta e orientadoras serão disponibilizadas com o apoio da imprensa, além de peças que estarão espalhadas em locais de grande visibilidade no município.

7) Participação das empresas onshore e offshore. As empresas serão convidas a integrar essa força tarefa para ampliar a campanha, multiplicando a informação com seus funcionários.

8) Teremos o Dia M (a versão especial de Macaé para o Dia D de combate à dengue). Nesse dia, os servidores públicos de diferentes áreas, participarão de uma ação macro de combate ao mosquito.

Informações adicionais

Entre os dias 14 e 18 de outubro o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. O resultado no município foi de 1,8% de infestação predial. Em julho, o índice foi de 1,4%.

Foram vistoriados 4.121 imóveis divididos em 47 bairros. Do total de residências visitadas em 74 havia a presença do Aedes aegypti, sendo recolhidas 75 amostras de larvas. Dos 47 bairros, três apontaram estado de risco, 17 em alerta, dois satisfatórios e 25 não encontraram presença de larvas do Aedes Aegypti.

Os três bairros com maior índice de infestação foram Cajueiros (7,3%), Nova Esperança (4,5%) e Ajuda de Cima (4,1%), que apontam estado de risco.

Setenta por cento dos focos estão nas residências - Os focos foram encontrados dentro das residências, e os depósitos predominantes foram os utilizados para armazenamento de água para consumo humano, ao nível do solo como tonéis, galões, caixas d´água e tambores.

Do total de casos de dengue notificados este ano até outubro, 4228 notificações, sendo que desses 3541 foram encerrados como dengue clássico, 18 casos de dengue com complicações. Destaca se um aumento expressivo de notificações nos meses de fevereiro, março, abril e maio no corrente ano. Fevereiro: 507; Março: 1488; Abril: 1220; Maio: 654.