Prefeitura investe na construção e recuperação de áreas de lazer

28/06/2007 17:09:38 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Prefeitura de Macaé investe na construção e na recuperação de praças, ampliando as áreas de lazer da cidade. Obras de reforma e revitalização acontecem em antigas e tradicionais praças como Washington Luiz e Veríssimo de Mello. Também recebem obras as praças da Estação, no Miramar, e a Luiz Reid, no início da Avenida Agenor Caldas. Os trabalhos são realizados pela operação especial - a força-tarefa - da qual participam várias secretarias e órgãos do governo municipal.

Além das praças, localizadas no centro, a secretaria de Obras (Semob), iniciou a reforma e construção de outras em localidades distantes como Malvinas, Campo Grande e Mirante da Lagoa.

Nas Malvinas, foram iniciados os trabalhos no Complexo Poliesportivo e Social, onde são reformados o campo de futebol, que receberá grama sintética; a quadra poliesportiva e arquibancadas. A área ganhará uma sede do setor administrativo, com banheiros públicos e vestiário, e um novo playground. O complexo será pavimentado e receberá nova iluminação, jardins com canteiros e bancos. Na quadra será colocado um novo alambrado. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, a área nos fundos do complexo será calçada e receberá tratamento paisagístico.

Em uma área, com 4.257m2, na localidade de Campo Grande, foi iniciada a construção de uma praça. Situada na confluência das ruas Antenor Maciel de Azevedo, Manoel Batista e Ágata, a área de lazer contará com quadra poliesportiva, com arquibancadas; quiosque, sede do setor administrativo e plauground. A praça será urbanizada, terá jardins com canteiros, mesas e bancos e moderna iluminação. Será construído um passeio com calçadas e meio-fio.

No Campo do Oeste, a Prefeitura começou a construir a praça na Rua Lobo Júnior, que contará com um quiosque, banheiro público e um playground para o lazer das crianças, canteiros, gramado, bancos e moderna iluminação.

Situado na zona sul da cidade, o bairro Mirante da Lagoa também recebe uma praça e área de lazer ecologicamente corretas, em obras orçadas em R$ 1,45 milhão. A praça ocupará área de cinco mil metros no centro do bairro. O projeto foi elaborado em parceria com os moradores e contempla um espaço diferenciado, uma Ecopraça, voltada para a ecologia e a preservação ambiental, com utilização de materiais, técnicas e tecnologias ambientais.

A praça do Mirante contará com quadra poliesportiva; arquibancada; pavimentação com blocos; um local para ginástica; dois playgrounds, com brinquedos em madeira tratada. Toda madeira e pedra utilizadas são de empresas com certificado ambiental. A área será ajardinada e serão plantadas árvores da Mata Atlântica e de restinga. No local, um espelho d’água circundará o centro comunitário que terá banheiros, quiosque, salão para reuniões da comunidade e um terraço.

- Além de investir na revitalização da cidade; de executar obras de infra-estrutura em comunidades carentes; ampliar o arco viário do município, construindo vias e reformando outras; na construção da Cidade Universitária, que será inaugurada dia 11 de julho; a administração Riverton Mussi direciona suas atenções também às áreas de lazer – conclui Tadeu Campos.