Prefeitura investe na merenda escolar de qualidade

03/07/2007 11:49:56 - Jornalista: Simone Noronha

Oferecendo uma média de quase 900 mil refeições mensais, a Secretaria de Educação de Macaé está investindo na qualidade da merenda escolar. Desde que o serviço foi tercerizado, há um ano, todas as 116 escolas da rede municipal passaram a contar com mais uma refeição: o café da manhã, oferecido assim que os alunos chegam à escola.

Na Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, no Centro da cidade, a hora do café da manhã é uma festa. A escola oferece no refeitório cardápio variado todos os dias, conforme determinação do setor de Nutrição da Secretaria. Na mesa, em dias alternados, leite com biscoitos e geléia, iogurte e bolo, pão com requeijão ou queijo branco, iogurte com sucrilhos, vitamina de banana e sucos de frutas.

O cardápio é o mesmo para todos as escolas da rede, preparado por 12 nutricionistas. “Fazemos sempre avaliações para ver o que as crianças estão aceitando melhor. Periodicamente, o cardápio de todas as refeições é mudado”, disse a coordenadora de Nutrição da Secretaria, Gelda Maria Bernardes. Por mês, são distribuídas em média 400 mil lanches e cafés da manhã, 435 mil almoços e jantares e 60 mil almoços em creches. Ao todo, a rede municipal de ensino tem cerca de 40 mil alunos.

Vencedora da licitação, a empresa Coam é responsável pela manutenção, compra de equipamentos e utensílios para a preparação da merenda, além de compra dos alimentos, controle de estoque em cada escola e distribuição das merendas. Toda a equipe de trabalho recebe treinamento, com aulas de higiene e preparo de alimentos. “A tercerização da merenda está dando muito certo. Secretaria de Educação só necessita supervisionar o serviço educado da empresa”, disse a secretária Milmar Pinheiro.