Prefeitura lança Cartilha Ambiental em braile

02/12/2008 10:17:47 - Jornalista: Liliane Barboza

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) de Macaé, em parceria com a Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac) e Núcleo de Produção Braile Professora Maria Helena Siqueira Salles, lança a primeira Cartilha de Sensibilização Ambiental com transcrição em braile da região; O lançamento será nesta sexta-feira (5), a partir das 13h, no Ginásio Poliesportivo do Tênis Clube (Juquinha), quando será comemorado o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência.

Idealizadora do projeto, quando trabalhava como coordenadora de Projetos Institucionais da Sema, Mônica Furny, diz que o objetivo principal do projeto é passar informações de forma acessível.

- Pensamos em criar a cartilha de sensibilização ambiental para que ela pudesse atender os portadores de deficiência visual. Ela foi confeccionado em braille e a intenção do projeto é atender a todos de uma forma igualitária. A nossa intenção é de que essas informações sejam contínuas na confecção de outros temas, explicou Mônica, que agora é assessora especial da Secretaria Executiva de Acessibilidade e Proteção aos Diretos da Pessoa com Deficiência,

Ela conta ainda que o projeto segue a diretriz preconizada pela Unesco, em reunião realizada pela Comissão Internacional, sobre educação para o século XXI, presidida por DELORS em 1996.

Segundo ela, entre outros objetivos da Cartilha Ambiental Acessível estão: Estabelecer alicerces do aprendizado que possa educar com êxito a diversidade de uma sociedade; realizar uma prática inovadora de sensibilização ambiental inclusiva, que ofereça uma condição estrutural e cultural necessária focando o meio ambiente e inclusão da pessoa com deficiência transformando-a em multiplicadora de desenvolvimento sustentável.

Para a atual coordenadora de Projetos Institucionais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), Carla Barros, a cartilha visa a acessibilidade de deficientes visuais às informações ambientais.

- Toda a população, independente do tipo de necessidade especial, passou a pensar e agir com responsabilidade ambiental. As pessoas iniciaram um processo dinâmico e contínuo de mudanças junto com o município, levando em consideração que a nossa sobrevivência está em congruência com a preservação dos ambientes e dos seres vivos, enfatizou.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, apoiou o projeto pioneiro na região desde o início. Para ele, a criação da cartilha é mais uma oportunidade de promover a inclusão.

- Precisamos levar a todos os segmentos da sociedade a formação ambiental. Consideramos o deficiente visual, por sua sensibilidade, em formadores de opinião e multiplicadores importantes nesse trabalho de conscientização, conclui.