Prefeitura lança Concurso Cultural de Redação Sobre o Trânsito

01/10/2008 11:23:33 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura, por intermédio da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) e da secretaria Municipal Especial de Educação (Semed), reuniu na manhã desta terça-feira (30), no auditório da secretaria, diretores de escolas do sexto ao nono ano, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para explicar os objetivos e as regras do Concurso Cultural de Redação Sobre o Trânsito.

Segundo o regulamento, as escolas vão selecionar os textos no próximo dia 25. Os textos escolhidos deverão ser enviados para a Secretaria de Educação até o dia 30. Em 5 de novembro, serão selecionados dez textos por uma comissão composta por representantes das secretaria de Comunicação Social (Secom), Educação e Fundação Macaé de Cultura. Os resultados finais da etapa local serão divulgados em 7 de novembro, com premiação para o aluno autor do texto, para o professor e para a escola.

O concurso de redação é a etapa local preliminar do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), de âmbito nacional, organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), de responsabilidade do Ministério da Justiça MJ). As redações selecionadas serão transformadas em peças teatrais, sob a orientação de profissionais da Fundação Macaé de Cultura (FMC) – diretores, teatrólogos, artistas, figurinistas e cenógrafos – e a vencedora representará Macaé na fase regional em junho de 2009, em Rio Bonito. A vencedora da fase estadual vai representar o estado do Rio de Janeiro na final nacional.

Inserido no FETRAN está um projeto pedagógico, cujo programa é levar, por intermédio das artes cênicas, ao conhecimento de jovens e adolescentes as normas que regem o trânsito brasileiro, a formação de condutores conscientes, o ciclista prudente e o pedestre responsável.

O FETRAN surgiu em 2004 em Mato Grosso. Segundo os organizadores, o Ministério da Justiça resolveu estendê-lo a todo o país, devido ao sucesso que tem feito no ensino das regras de trânsito aos estudantes de Mato Grosso, até 2008, inclusive. Fora daquele estado, foi realizado este ano, com muito sucesso, em Casimiro de Abreu (RJ), de 16 a 20 de junho.

A professora Tânia Pacheco, da secretaria Executiva de Educação, organizou o concurso de redação, fase preliminar local, cujos textos servirão de base para encenações. “A seleção dos textos obedece aos seguintes critérios: adequação ao tema, coerência, coesão e criatividade. Minha sugestão é que haja diálogos nos textos, o que vai facilitar a composição das peças teatrais”, observou Tânia. Já a responsável pelo setor de Educação no Trânsito da Mactran, engenheira Laismeire Meireles, elogiou a iniciativa do Ministério da Justiça/Polícia Rodoviária Federal.

- A forma de ensinar as regras do Código de Trânsito Brasileiro, por meio de representação teatral, é muito criativa. Há necessidade do aprendizado, porque são milhares as vítimas de acidentes graves e fatais no país. Em Macaé, ano passado, houve 420 vítimas de acidentes, dentre leves, médios e graves, com vítimas fatais, o que já atinge a segurança da população, daí a participação do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), como um dos participantes da organização local do evento.

O gestor do GGIM, coronel Edmilson Jório, falou da iniciativa do Ministério da Justiça em estender o FETRAN a todo o país:

- Este instrumento vai ensejar diversas ações para a redução dos índices de violência, e violência no trânsito diz respeito à segurança pública. O papel da secretaria é integrar todos os atores. Até o início do ano letivo, vamos definir as ações necessárias. O Projeto vai permitir que as crianças e adolescentes envolvam seus pais, que discutam idéias, como é o caso dos estudantes do EJA, que são adultos, e poderão discutir e propagar idéias junto aos amigos e familiares, afirmou.

A secretária Municipal Especial de Educação, Milmar Pinheiro, também opinou positivamente sobre o evento.

- É elogiável a idéia de se transmitir ensinamentos de trânsito aos nossos alunos, por meio de peças teatrais. As crianças e adolescentes, condutores de amanhã, e os adultos do EJA, que dirigem, precisam se conscientizar da necessidade de conhecer regras de trânsito e replicar esses ensinamentos aos seus familiares, amigos e vizinhos das comunidades em que estão inseridos. Com muita vontade, a secretaria de Educação vai participar do FETRAN. Queremos vencer a etapa regional em 2009, vencer a etapa estadual e a final nacional, concluiu Milmar.