Prefeitura lança Programa de Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias

09/12/2008 12:28:05 - Jornalista: Liliane Barboza

A Prefeitura da Macaé, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), lançou na manhã desta terça-feira (09) o Programa de Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias. A cerimônia de lançamento aconteceu no Terminal Central. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos explicativos sobre o projeto aos passageiros e transeuntes que estavam no local.

De acordo com o coordenador de Resíduos da Sema, Maurício Passeado, a principal preocupação em dar destinação correta a esses produtos é com meio ambiente. Segundo ele, as pilhas e baterias de celulares são perigosos e possuem componentes como lítio, chumbo e mercúrio. “Isso em grande quantidade poderá poluir o nosso solo, além de causar doenças nas pessoas”, ressaltou.

Ele informa que todas as pilhas e baterias serão encaminhadas para Sema, onde será realizada uma segregação. Em seguida, o material será encaminhado para uma empresa com o objetivo de ser realizada a coleta seletiva. “A nossa intenção é futuramente firmar parcerias com fabricantes e importadoras, a exemplo do que acontece com o Programa de Recolhimento de Pneus”, acrescentou.

Maurício explicou ainda que o trabalho de sensibilização sobre a importância da coleta correta de pilhas e baterias teve início em novembro, quando foi realizada uma palestra para os alunos do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, apresentada pela bióloga da Coordenadoria de Resíduos, Patrícia Toledo Gouvêa. "A intenção é realizar campanhas de sensibilização em outras escolas do município", acrescentou.

O coordenador informa que o Programa de Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias segue uma nova lei do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), aprovada em novembro deste ano. Além do coletor no Terminal Central, a população poderá depositar as pilhas e baterias na própria Secretaria de Meio Ambiente, Infraero, Hospital Público de Macaé, Cehab, Parque de Tubos, Lagoa, Lagomar e nas agências do Macaé Facilita do Sana, Córrego do Ouro e Barra de Macaé.

O secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, diz que a coleta de pilhas e baterias faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva. De acordo com ele, a destinação de materiais altamente tóxicos para o meio ambiente é uma preocupação do governo Riverton Mussi.

- É importante que esse programa seja realizado, pois retira dos aterros sanitários pilhas e baterias. Em 2009, a nossa secretaria estará fortalecendo o Projeto de Gerenciamento de Resíduos, garantindo dessa forma a destinação correta desses materiais. A gente espera a colaboração da população em participar do programa, utilizando os coletores com responsabilidade, depositando apenas pilhas e baterias - concluiu.

>> Dicas do uso correto de pilhas e baterias:

- Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças;

- Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga. Ao contrário: quando exposta ao frio ou ao calor o desempenho pode piorar;

- Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo;

- Retire-as se o aparelho ficar longo tempo sem uso, pois podem vazar;

- Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade;

- Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade;

- Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente;

- Nunca guarde pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir;

- Pelas mesmas razões, não incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las;

- Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis;

- Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas.