Prefeitura lança Programa Pérola de Mulher para atender mulheres vítimas de violência

28/04/2005 16:28:52 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em ação integrada com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência ao Diabético, lançam nesta sexta-feira (29/04) o Projeto Pérola de Mulher. O evento, que contará com a presença do prefeito Riverton Mussi e da coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Regina Deveza Gomes, acontece às 11h, no Centro de Referência ao Diabético, na Rua Benedito Lacerda, nº 103.

O Programa Pérola de Mulher foi criado pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher para garantir atendimento humanizado e de qualidade às mulheres vítimas de violência. O Programa é direcionado a todas as mulheres atingidas pela violência e que apresentem lesões psicológica, sexual, físicas leves, graves ou estupro. Em caso de violência com lesões físicas leves, a mulher deve procurar a Delegacia para realizar o Registro de Ocorrência, ou procurar o NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher), na Rua da Igualdade, nº 890, Imbetiba, onde será atendida e acompanhada por uma equipe técnica muldisciplinar constituída exclusivamente por mulheres advogadas, psicólogas e assistentes sociais e equipe de apoio.

A mulher será encaminhada ao IML, em carro próprio do NUAM. Depois, a mulher será encaminhada a uma unidade de emergência ou HPM (Hospital Público Municipal) para atendimento modelo e preenchimento da notificação compulsória contra a violência à mulher.

Se a violência física for grave ou em caso de estupro, o primeiro passo é procurar o NUAM para ser acompanhada para atendimento médico, para a Delegacia para o Registro de Ocorrência e IML, para exame de corpo de delito, retornando ao NUAM para acompanhamento do caso. Se a vítima quiser ir direto ao hospital, fará todo o tratamento necessário (prevenção da gravidez indesejada com a pílula do dia seguinte e a prevenção para o DST/AIDS e hepatite).

Segundo a coordenadora Vânia Deveza, a população feminina macaense teve uma grande conquista com a criação da Coordenadoria dos Direitos da Mulher. A Coordenadoria foi criada para propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas para as mulheres desenvolvidas no município, combatendo a discriminação, a violência e o preconceito contra a mulher, além de defender seus direitos e garantir a plena manifestação da sua cidadania.

Programas da Coordenadoria dos Direitos da Mulher

Além do Programa Pérola de Mulher, que será lançado nesta sexta-feira, a Coordenadoria dos Direitos da Mulher têm os seguintes programas:

- NUAM – Núcleo de Atendimento à mulher vítima de violência – um espaço público em que a vítima de violência ou discriminação é acolhida, atendida e acompanhada por equipe técnica especializada;
- Disque-Mulher – Através de uma ligação telefônica a mulher vítima de qualquer tipo de violência encontrará no NUAM um espaço privativo e sigiloso, capaz de oferecer apoio no momento em que ela estiver em risco – telefones – (22) 2772-5205/2791-6620;

Outros Programas que já começam a ser desenvolvidos pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher:
- Casa Abrigo;
- DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher);
- Renda Mulher.