Prefeitura lança projeto “Escolhendo seu Futuro” nas escolas da rede

09/04/2009 13:57:17 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Programa consiste na visita de um universitário, juntamente com coordenadores da secretaria de Educação, à escola

A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou esta semana nas escolas de Ensino Médio o projeto “Escolhendo seu Futuro”, que tem como objetivo informar os alunos sobre as áreas acadêmicas de nível superior oferecidas na Cidade Universitária e incentivá-los à graduação.

O programa consiste na visita de um universitário, juntamente com coordenadores da secretaria de Educação, à escola assistida para um bate-papo informal com os alunos. Durante o encontro, são apresentado todos os cursos oferecidos e seu processo de inserção. Atualmente são 12 cursos existentes, divididos entre as universidades UFRJ, UFF e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Durante o encontro com os alunos do Colégio Maria Isabel no Cento da cidade na última terça-feira (07),o estudante do curso Engenharia de Produção, Victor Shuler, tirou dúvidas dos alunos sobre os cursos existentes e revelou a rotina de estudos que criou para conseguir passar no vestibular.

“Estudava diariamente para o concurso, inclusive aos finais de semana. Quando se tem vontade de realizar algo nos dedicamos muito mais”, disse ele, convidando os alunos para o projeto “Conhecendo a Cidade Universitária”, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio no auditório do Campus Universitário, aberto às escolas de nível médio. “Lá vocês receberão mais informações dos cursos e do funcionamento de todo o complexo”, completou.

Na UFRJ, os alunos poderão escolher entre as graduações de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia, Química, Farmácia e Ciências Biológicas. Pela UFF, Administração, Direito e Ciências Contábeis e na FeMASS os cursos oferecidos são, Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

Os universitários que participaram do programa são oriundos de escolas públicas, criando assim uma identificação com os alunos do Ensino Médio que ao final de cada encontro incentivam a todos a ingressarem em uma universidade pública. Participam do projeto os estudantes: Marcus (Engenharia de Produção - FeMass), Lígia (Biologia - UFRJ), Vítor (Engenharia de Produção), Fábio Roço, (Engenharia de Produção), Igor (Direito UFF), Allysson (Sistemas de Informações – FeMass).