Prefeitura leva Art Luz às escolas municipais

09/03/2009 10:04:10 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Luiz Bispo

Colégio Cláudio Moacyr e Ciep Nova Holanda serão os primeiros a receber oficinas do projeto

O Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, no Parque Aeroporto, e o Ciep Municipalizado 454 Nova Holanda começarão a receber este mês oficinas do programa Art Luz. A parceria faz parte do projeto Educriando, do programa “Minha Escola Querida”, que visa a recuperação estrutural e revitalização educacional das escolas da rede.

Desenvolvido pela Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, o Educriando conta com 150 oficineiros e monitores que atuam nas áreas de saúde, cultura, esporte e meio ambiente em 45 escolas de tempo integral, além de desenvolver projetos nessas áreas para as 113 unidades de ensino da rede.

Em visita ao colégio Cláudio Moacyr, a subsecretária Conceição de Maria Rosa destacou a importância do programa Art Luz. “Há mais de dez anos, ele incentiva talentos da comunidade, promove inclusão social e representa Macaé nacionalmente. O Art Luz virá para fortalecer”, disse.
Conceição destacou que as oficinas da Subsecretaria e do Art Luz são direcionadas de acordo com a proposta da direção e dos orientadores pedagógicos das escolas. “Todas as oficinas estão trabalhando com projetos. Nosso objetivo é também capacitar esses profissionais”, disse a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Já no Projeto Art Luz, são 90 professores de dança, teatro e grafite em núcleos nos bairros Fronteira, Malvinas, Morro de São Jorge, Morro de Santana e Parque Aeroporto, e Sana. Nesta parceria, o Art Luz que já está presente na Escola do Sana, e no Ciep da Fronteira passará a oferecer aulas de dança de rua no Ciep Nova Holanda e no colégio Cláudio Moacyr, que terá também aulas de grafite.

O Ciep Nova Holanda, atualmente com cerca de 600 alunos da pré-escola ao quinto ano do ensino fundamental, que ano passado dispunha de 17 oficineiros e monitores, este ano conta com 25. A escola vai receber dois instrutores de banda e o professor de dança do Art Luz.

- O Art Luz é um programa que deu certo e hoje tem condições de entrar nas escolas para ajudar a torná-las mais vivas, disse a diretora do Art Luz, Ângela Terra, informando que o programa, em parceria com o Educriando e com a Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, desenvolverá nas escolas projeto de resgate da identidade das comunidades locais.

Para tanto estão sendo feitos, por Artur Fróes, registros fotográficos que começaram pelo bairro Fronteira. Em seguida, será iniciada a fase das entrevistas. “O aluno precisa conhecer a história de seu bairro para que tenha orgulho do lugar”, ressaltou Ângela Terra. O fortalecimento da identidade da comunidade escolar já está sendo trabalhado em algumas escolas da rede, como o Ciep Nova Holanda.

A diretora adjunta do colégio Cláudio Moacyr, Joselma Cândido, disse que os alunos abraçam com vigor as propostas apresentadas a eles. “Tivemos alunos que nos trouxeram seis primeiros lugares gerais consecutivos no atletismo até 2006. Eles dão o máximo de si. Essa parceria será mais uma porta sendo aberta para eles”. O colégio tem 1.603 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Também participaram da reunião os coordenadores da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte e do Art Luz e, representando o diretor Nilton Cardoso, além de Joselma Cândido, estavam as orientadoras educacionais, Moema Araújo e Maria Diozelha Bittencourt.