Prefeitura leva esportes radicais à serra

30/01/2006 13:44:02 - Jornalista: Catarina Brust

Começou neste fim de semana (28 e 29) o Fest Verão na serra de Macaé, promovido pela prefeitura, Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) e secretaria de Esporte e Lazer (Semel). A programação inclui esportes radicais como canoagem, arvorismo, corrida de aventura, trilha 4x4, entre outros. Os eventos acontecem na Ilha da Canoa, em Glicério e na serra do município.

O Fest Verão é o maior evento de entretenimento, cultura e lazer do estado do Rio. Na sede do município, na Linha Verde, na praia do Pecado e da Imbetiba estão acontecendo as etapas esportivas e os shows. Neste sábado e domingo a prefeitura iniciou a programação esportiva e cultural na região serrana.

No domingo, turistas e moradores acompanharam e participaram dos esportes radicais promovidos pela prefeitura na Ilha da Canoa, no 4º distrito. Os interessados em participar dos esportes radicais, como tirolesa, arvorismo e aquaride, podiam fazer suas inscrições na hora.

A adrenalina é o principal ingrediente que atrai os esportistas dessas atividades. Ana Carla, 17 anos, nasceu em Macaé e sempre morou em Glicério. Filha de um ex-eletricista que sempre trabalhou com rede de alta tensão, ela tem no sangue a paixão pelos esportes radicais. Quando começaram a ser desenvolvidas atividades de eco-turismo e esportes radicais na serra, ela se inscreveu e não parou mais.

Para o pai de Ana, Claudio Nocchi Emerick, 57 anos, a atividade é segura: “Se ela gosta, a gente tem que deixar. Ela participa desses eventos desde nova, e perigo existe em qualquer lugar”, explica Claudio. A mãe, Evangelina, também acompanhava a descida de Ana Carla na tirolesa, e disse que a filha também participa de canoagem e arvorismo na Serra da Cruz.

Cultura

Além da parte esportiva, a prefeitura de Macaé está promovendo atividades culturais na antiga estação da Rede Ferroviária, na praça de Glicério. Todo sábado às 19h, é a vez da garotada e dos adultos curtirem a sessão de cinema. Neste sábado (28) o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, versão de 2005 reuniu dezenas de pessoas. A história de Willy Wonka (vivida pelo ator Johnny Deep), misterioso dono de uma fábrica de chocolates que certo dia lança um concurso que premiará cinco garotos com uma visita à fantástica fábrica, arrancou risos e gargalhadas dos moradores e turistas.

Está incluída também na parte cultural, curso de Posicionamento Global por Satélite (GPS) e de conhecimentos históricos de Glicério (em parceria com a secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico), além do Fórum sobre certificação de empresas operadoras de esportes radicais (ABNT).

A programação esportiva continua no próximo final de semana. No “Circuito das Águas”, em Glicério, estão previstas canoagem, duck, aquaride, boaicross, arvorismo e rapel. O “Circuito das Montanhas” inclui uma corrida de aventura com duração de 40 horas e a trilha da meia-noite, para “aranhas” e jeeps, que percorrerá toda a serra macaense, além do primeiro DH Avalanche Mata Atlântica.

No rio São Pedro, em Glicério, estão programados o Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, nos dia 18 e 19 de fevereiro, e em março, nos dias 5 e 6, a Copa Macaé de Canoagem em Corredeiras. Sempre a partir das 10h. Nos dias 12 e 13 de março, é a vez do Dowhill Macaé, no Baixo da Serra e Trapiche, às 10h. A Trilha da Meia-Noite 4x4, será nos dias 26 e 27 a partir das 10h, e percorrerá a serra macaense, passando pela Bicuda, Sana, Frade, Serra da Cruz e Crubixais.


O evento conta com apoio da Associação Macaense de Turismo e Negócio (AMTN), Fecierj (ciclismo), Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro (Fecaerj), Habitat e África (Associação Friburguense de Canoagem).