Prefeitura oferece aos servidores da Educação curso gratuito de Redação Oficial

26/03/2009 10:35:08 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, está oferecendo aos servidores da rede o curso de Redação Oficial, que tem por objetivo aperfeiçoar a linguagem escrita administrativa, formalizando e uniformizando as correspondências oficiais de suas secretarias. As inscrições são gratuitas e são feitas na Secretaria de Educação, das 13h às 17h. As vagas são para os dias 31 de março, 7 e 14 de abril. O curso tem duração de 4 horas e as aulas são ministradas na Cidade Universitária.

Na terça-feira (24), a primeira turma de servidores participou do curso que abordou temas como definição da redação oficial, concisão e argumentação, formas de tratamento, entre outras. Ainda, nesta semana, estão programadas outras duas turmas, todas com as vagas já preenchidas, demonstrando o interesse dos servidores na sua capacitação profissional.

O vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, esteve presente na abertura do curso, informando um pouco sobre o trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo na área educacional e a importância da capacitação profissional. “A valorização do servidor é uma das prioridades do prefeito Riverton Mussi e da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia. Através desses cursos gratuitos, o servidor terá mais uma ferramenta de capacitação”, disse.

O projeto foi elaborado pelo Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) da Cidade Universitária e é ministrado pela professora Andréa Abelson. “A Prefeitura está oferecendo aos servidores o desenvolvimento de técnicas que os ajudem na produção de textos oficiais de maneira clara e concisa, para serem aplicadas em seus setores administrativos, tornando a redação mais eficaz”, destacou Marilena Garcia.

O curso já é considerado pelos servidores participantes importante para a reciclagem e atualização de dados. “Minha intenção é promover uma reciclagem de informações e, na prática, aprender a construir uma boa redação oficial e aperfeiçoar a comunicação interna”, disse Angélica de Souza Barcelos.

Como a procura para o curso de Redação Oficial foi positiva, o IAPP pretende, nos próximos meses, oferecer outros cursos que abordem o mesmo tema, como a nova Lei Ortográfica. “Nossa proposta é oferecer cursos que sirvam de capacitação aos servidores. Estudamos a necessidade de cada setor e, em seguida, elaboramos cursos que os auxiliem em seu aperfeiçoamento profissional e pessoal”, explicou Robério Fernandes, diretor do Instituto.