Prefeitura oferece curso de Pós em Alfabetização para professores da Rede

10/03/2009 12:44:04 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé divulgou a listagem de cursos de extensão e pós-graduação em diversas áreas de ensino que serão oferecidos este ano. Os cursos estão sendo oferecidos pela Secretaria de Educação, através da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Na última semana, foi divulgado o edital para os cursos de Extensão e Pós-graduação em Alfabetização.

Estão sendo oferecidas 100 vagas, divididas entre Extensão e Pós-Graduação. As inscrições terminam no próximo sábado (14), e estão sendo feitas na secretaria da faculdade na Cidade Universitária. Maiores informações poderão ser obtidas no site da Fundação www.funemac.edu.br.

Os cursos em Alfabetização visam atender profissionais do magistério do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Macaé, preferencialmente os que atuam no primeiro e segundo anos de escolaridade do Ensino Fundamental, e tem por objetivo a formação de professores-pesquisadores em Alfabetização, proporcionando qualificação e aprofundamento teórico-prático quanto aos processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Além de Alfabetização, serão oferecidos os cursos de Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência; Gestão Democrática e Participativa da Escola; História e Cultura da África. Esses cursos serão destinados aos profissionais da Rede Municipal de Educação. As datas destes cursos serão divulgadas ainda este mês.

O curso de Pós-Graduação em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência: Direito, Educação e Saúde é voltado para atender profissionais das áreas de Direito, Saúde e da Educação, que nessa segunda turma, serão beneficiados com 50% das vagas do curso, já que uma preocupação da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, garantir a formação continuada dos profissionais da rede visando a melhoria da qualidade do ensino.

- Estamos cumprindo uma das dez metas da educação para este ano. O governo Riverton Mussi está possibilitando a capacitação dos servidores públicos, comentou.

Já o curso de Gestão Democrática e Participativa da Educação terá como público alvo, profissionais que atuam como gestores das escolas municipais. O curso objetiva reavaliar modos de gerenciamento e, ao mesmo tempo, fomentar a gestão democrática e a participação da comunidade no ambiente escolar.

O curso de História e Cultura da África têm como objetivo fornecer informações e instrumentos teóricos e conceituais sobre a diáspora e o processo civilizatório africano nas Américas, e habilitar o profissional do ensino Fundamental e Médio para a percepção e discussão crítica das questões relacionadas à identidade, diversidade, relações raciais e interculturalidade na sociedade brasileira. Tem ainda como proposta, contribuir com a disseminação do respeito e valorização da herança Afro-descendente na sociedade.