Prefeitura oferece cursos profissionalizantes na Pousada da Cidadania

06/08/2009 11:48:50 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Os cursos iniciaram, na terça (3), com duração de 40h, e tem como um dos instrutores um morador da casa

Gerar oportunidades de trabalho para os ex-moradores de rua, residentes da Pousada da Cidadania, um dos prédios da Pousada Brisa da Costa, no Barreto. Esse foi o objetivo das secretarias de Educação e Assistência Social ao firmarem parceria para o oferecimento dos cursos de Bombeiro Hidráulico e Eletricista na pousada. Os cursos iniciaram, na terça-feira (3), com duração de 40h, e tem como um dos instrutores um dos próprios moradores da casa.

Eletricista formado pelo Senai e com 15 anos de experiência, o ex-morador de rua Daniel Oliveira de Paula viu a contratação como instrutor como uma oportunidade de melhora. “Já tive pequena empresa no Rio de Janeiro, mas devido ao rompimento da sociedade que tinha e problemas pessoais, me mudei para Cabo Frio. Tive algumas tentativas frustradas de trabalho, e acabei vindo para Macaé, onde não consegui trabalho, indo parar nas ruas. Através do CAPS conheci a pousada e aqui tenho tentado remontar minha vida”, disse. Ele explica que uma das grandes satisfações de ser instrutor é poder ajudar os colegas. “Ao mesmo tempo em que ganho esta nova experiência, ajudo outros a buscarem suas oportunidades”.

Para a Secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, ter o eletricista na equipe do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), do qual os cursos fazem parte, é uma honra. “Temos certeza de que Daniel será uma história de sucesso, e ajudá-lo neste momento é para nós uma grande satisfação. Esperamos que a oportunidade sirva de inspiração para ele e para outros que estão trilhando este caminho”, ressaltou.

O aluno e residente da pousada, Reginaldo Cosme Pires, de 32 anos, conta que após perder o emprego, ter seus documentos roubados e perder seus bens em uma enchente, viu-se desamparado, indo parar nas ruas e que a qualificação é um sopro de esperança. “Este curso é muito importante para mim, porque sairei daqui com um ofício e terei como me socorrer se passar por necessidades novamente. Quero retornar ao trabalho e o curso poderá servir como uma referência”, ressaltou.

A Pousada da Cidadania atende atualmente uma média de 50 pessoas. A maioria, masculina, veio à Macaé em busca de emprego e em algum momento teve interrompido laços familiares e profissionais. O principal objetivo da pousada é o resgate da cidadania, com restabelecimento dos vínculos familiares e capacitação profissional, trabalho da equipe técnica.

A Pousada da Cidadania é um programa social municipal conduzido pela secretaria de Assistência Social, para resgate, assistência e capacitação do cidadão morador de rua. O trabalho consiste na implementação de um serviço de proteção especial de alta complexidade para atendimento integral institucional à população em situação de rua, envolvendo o planejamento de ações intersetoriais que favoreçam a organização de um novo projeto de vida para esta população. Assim, de acordo com a necessidade e o perfil do morador de rua, este receberá atendimento/encaminhamento que melhor satisfizer suas necessidades.

Os cursos estão sendo oferecidos, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional, autarquia da Secretaria de Educação, e fazem parte do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), do qual o Centro de Educação Tecnológica e Profissional é executor.