Prefeitura oferece palestra para alunos da Fábrica da Cidadania

29/04/2009 16:03:51 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Robson Maia

Evento fez parte da programação do curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores

Como administrar bem a sua vida profissional. Esse foi o tema da palestra realizada ontem à noite, na Fábrica da Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O evento, que teve como palestrante a Coordenadora de RH-Estácio de Sá-Macaé, a professora Sônia Terezinha Gonçalves fez parte da programação do curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores.

De acordo com Sônia, que é mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e pós-graduada em Administração e Sistemas de Informação pela mesma universidade, precisamos administrar a nós mesmos antes de lidar com empresas e grupos. “É mais fácil administrar nós mesmos e nossa própria vida”, disse.

Ela comentou que se a pessoa está em busca de um novo emprego, vai mudar de profissão, reorientar sua vida ou apenas deseja ascender profissionalmente, além de criatividade, trabalho em equipe, empreendedorismo, e tantas outras qualidades, planejar também é preciso. “Não fazemos nada sem planejamento. Se não houver um mínimo de organização, nos perdemos. Um exemplo clássico e diário é o supermercado. Se não fazemos a lista de compras, compramos mais do que deveríamos, ou esquecemos algo. Assim também ocorre em todos os aspectos da nossa vida. Precisamos de planejamento”, ressaltou.

Ela explicou que, planejar envolve estabelecer objetivos a serem alcançados e se organizar. Agrupar as atividades em estrutura lógica, designar pessoas para a sua execução, alocar recursos e coordenar os esforços são as medidas que devem ser tomadas para uma boa administração.

Segundo ela, o mercado está mais competitivo do que nunca. Embora a moda seja o benchmarking, em que se copiam as práticas utilizadas pelos outros e que dão certo, inovar cada um com seu talento, criar a sua marca, destacar-se dos demais, ainda será o trunfo do novo profissional. “Você tem que valorizar o seu currículo a partir dos seus próprios esforços. Mesmo em um curso, o professor dá uma parte do conteúdo, mas o restante é responsabilidade do estudante”, exemplificou.

O curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, oferecido pela Fábrica da Cidadania tem em sua programação quatro palestras. Durante as aulas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas e Escolas Municipais.

A Fabrica da Cidadania faz parte do projeto Macaé Inteligente, que hoje abrange também as 17 Lan Houses Públicas da prefeitura. “Quase tudo que aqui está é fruto de doação. Iniciamos com o recebimento de aparelhos por empresas ou pessoas. Cadastramos e vamos reciclando as peças para montar um que funcione. Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, completou José Vicente Rodrigues, coordenador do Projeto Macaé Inteligente.