Prefeitura orienta artesãos do Sana para microcrédito e Roteiro Serra Mar

16/09/2013 17:03:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Moisés Bruno

Programa abre linha de crédito para que os pequenos empreendedores possam investir

Visando qualificar os artesãos do Cria Sana, a Prefeitura de Macaé e o Sebrae ofereceram orientação aos interessados em participar do Projeto Rio Serra Mar. As palestras aconteceram no Macaé Facilita durante o sábado (14) e abordaram temas como o microcrédito e o microempreendedor individual (MEI).

Durante a exposição sobre o Microcrédito Produtivo Orientado, foi explicado como funciona o programa da prefeitura em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), que abre linha de crédito para que os pequenos empreendedores possam investir e desenvolver os seus negócios.

O programa tem objetivo valorizar a população de Macaé, principalmente aqueles que têm como expectativa conseguir melhores condições de trabalho e renda. A ideia, segundo a prefeitura, é auxiliar o projeto do cidadão, fazendo com que ele vire realidade.

A linha de crédito disponibilizada para os microempreendedores será de até R$ 4 mil para a primeira vez que o microempreendedor realizar a solicitação. Os juros serão de até 5% ao ano e o pagamento poderá ser feito em até 12 vezes, sendo a primeira parcela no mês seguinte à liberação do crédito.

A orientação ao Microempreendedor Individual foi outro dos temas das palestras. Ministrado pelo Sebrae, foi explicado aos artesãos o funcionamento, os prós e contras do MEI, criado através de lei federal, e destinado à pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Para ser um microempreendedor individual, o faturamento deve ser no máximo de R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

“O Fumdec tem o objetivo de dar apoio aos empreendedores de todo o município. Na unidade do Macaé Facilita do Sana realizamos essa orientação aos artesãos que desejam assinar o termo de adesão ao projeto e também os que querem participar, mas que ainda não se formalizaram e nem possuem alvará. Na unidade também oferecemos atendimento administrativo aos empresários e empreendedores individuais com suporte geral, atendimento contábil gratuito, curso de capacitação, entre outras ações”, explica a coordenadora das unidades do Macaé Facilita, Jussara de Souza Vilela.