Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé

Acesso Rápido



Como Chegar

Destaque



Notícia



Prefeitura orienta sobre emissão de Nota Fiscal Avulsa

04/09/2013 16h08 - Jornalista: Equipe Secom
  • Compartilhe:
 Enviar Notícia por e-mail

Prefeitura orienta sobre emissão de Nota Fiscal Avulsa

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do destinatário:
E-mail do destinatário:
Comentários:

Foto: Erica Ferreira
Nota Fiscal Avulsa fica condicionada à comprovação pela prefeitura do prévio recolhimento do ISS referente aos serviços prestados
Devido ao interesse do contribuinte na obtenção de documentos fiscais, à necessidade de padronizar as rotinas de trabalho dos servidores que atuam na Secretaria Municipal de Fazenda e, consequentemente, obter maior controle e segurança sobre os procedimentos operacionais, a prefeitura, por meio da Semfaz, está instruindo sobre quando deve ser emitida a nota fiscal.


A Instrução Normativa 001/2013 traz o passo a passo para a emissão da Nota Fiscal Avulsa de Prestação de Serviços destinada a comprovar e especificar serviços sujeitos à incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) que é calculado sobre seus respectivos preços.

O documento deve ser emitido nas seguintes hipóteses: por contribuintes domiciliados em outros municípios que venham a prestar serviços em Macaé; por contribuintes inscritos no município que venham a prestar serviços, em caráter eventual, e por aqueles que prestam serviço e se encontram em fase de inscrição no município, ficando limitada, nesses casos, a emissão, por exercício, de três notas avulsas, em meses consecutivos, ou cinco em meses intercalados.

Nos casos excepcionais, após análise, quando autorizados pela Coordenadoria Tributária da secretaria, a nota fiscal avulsa será emitida pela Fiscalização Tributária, mediante solicitação do prestador do serviço ou de pessoa autorizada.

A Nota Fiscal Avulsa obedece numeração sequencial e a sua emissão fica condicionada à comprovação pela prefeitura do prévio recolhimento do ISS referente aos serviços prestados e expressos, bem como do preço público correspondente.

Na mesma Instrução Normativa, com base no Código Tributário do Município, a Fazenda informa que os optantes pelo Simples Nacional e o Microempreendedor Individual (MEI) devem apresentar à Fiscalização Tributária o Documento de Arrecadação Simples (DAS) devidamente recolhido.

A prefeitura também orienta sobre o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). A nota fiscal não pode ser emitida com data retroativa nem sofrer alteração após a sua emissão. É extraída em duas vias e contém o código para verificação de sua autenticidade, podendo ser confirmada no endereço eletrônico spe.macae.rj.gov.br.
+ Notícias 


Rodapé

Prefeitura Municipal de Macaé
AV. Presidente Sodré, 534, Centro
CEP: 27913-080 - Tel.: (22) 2791-9008