Prefeitura participa da Feira de Responsabilidade Social Empresarial

07/08/2019 12:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Alunos da rede participam com projetos de ecologia e sustentabilidade

Com o tema '4ª Revolução Industrial, Marketing Verde e Impactos Ambientais', prossegue até quinta-feira (8) a 12ª edição da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, no Clube Cidade do Sol. O evento, que acontece das 14h às 21h, foi aberto na terça-feira (6) com palestras, oficinas, mostras de vídeos e fóruns. No decorrer do evento haverá visitação de alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior. A feira conta com apoio da Prefeitura de Macaé.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação da banda da Secretaria de Educação e exibição de vídeo em homenagem ao idealizador da feira, o jornalista Martinho Santafé. A Prefeitura de Macaé está presente na feira com os estandes de escolas municipais, informações sobre o Parque Municipal da Restinga do Barreto e ações da Secretaria de Saúde.

Na abertura, a organizadora do evento, Bernadete Vasconcelos, agradeceu o apoio dos parceiros durante os últimos anos. "Não medimos esforços em prol da cultura da sustentabilidade. A feira veio para evidenciar projetos e estudos científicos que têm como objetivo encontrar soluções para os problemas do nosso tempo presente. Este era o sonho de um dos idealizadores da feira, que não podemos esquecer, o Martinho Santafé", disse.

Estiveram presentes na abertura representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Sesi-Senai.

Estandes da prefeitura

Entre as atrações da feira estão os estandes com projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Macaé. Um deles conta com a participação dos alunos dos 7º e 8º anos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), que levou os produtos do projeto "Produzindo Autonomia" como velas decorativas, sabão em barra e líquido, que são comercializados para os visitantes.

Na oportunidade, os alunos apresentam os avanços do projeto, que trata da reciclagem do óleo de cozinha descartado pela população e transforma o material em sabão. A atividade faz parte do Núcleo de Inclusão, Tecnologia e Pesquisa (Nintepe). Entre os estudantes estavam Pedro de Aguiar, Geovana Pereira, Ana Luisa Patos e Gabriele Alves."Estamos aqui para ajudar na conscientização dos cuidados com o meio ambiente. Temos que ajudar o planeta", contaram, acompanhados pelo diretor, Éder Peçanha.

Os estudantes extensionistas do curso de Biologia do campus Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também estão presentes no estande "Movimento Ambiental Macaense e Região", que exibe espécies, ossos e outros elementos encontrados na restinga.

No estande, os universitários participantes do projeto "Viver Livre", da disciplina de Ecologia apresentam a importância do funcionamento do Parque Municipal da Restinga do Barreto e explicações sobre o seu bioma. Acompanhados pelo biólogo Henrique Abrahão Charles, eles destacam a importância do espaço gratuito, que funciona há três anos em uma área que possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo. "Estamos felizes em participar da feira e deste projeto tão importante", observaram os universitários Lana Queiroz, Suellen de Oliveira e Mateus de Almeida.

Esta edição também conta com alunos dos projetos "Bike Carolina”, do Colégio Municipal Carolina Curvello Benjamin (Trapiche), que envolveu alunos na prática do ciclismo, pedalando em toda orla do Pecado ao Cavaleiros. O "Bike Carolina", tem como objetivo contribuir com ensino de Língua Portuguesa e Ciências, com ações de sustentabilidade e reflorestamento, além da qualidade de vida.

Outra atividade é "Resgatando o passado e semeando o futuro", desenvolvida pela Guarda Ambiental junto às unidades localizadas próximas ao Parque Municipal do Atalaia, com ações voltadas para conscientização e educação ambiental, como o resgate e reflorestamento da Mata Atlântica.

Para o aluno Eduardo de Melo, do 9º ano, estar na Feira de Responsabilidade Social será inesquecível. "Conhecemos pessoas diferentes, que estão preocupadas com a sustentabilidade. Fiz questão de participar da feira", conta.

Programação

Nesta quarta-feira (7), o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do campus Macaé e professor, Luan Santos, será responsável pela palestra "Produtos Sustentáveis". A programação será das 17h45 às 18h45.

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus zika também faz parte da feira nesta quarta-feira. A equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria de Saúde, levará uma peça teatral interativa sobre os cuidados com o mosquito aedes, a partir das 14h.

Ainda nesta quarta-feira, às 14h, o grupo de Dança Afro do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) vai se apresentar. Também a partir das 14h, o grupo HistoriArte, de contadores de histórias da rede municipal, vai levar a magia da contação para os visitantes. Às 19h haverá um sarau poético com exposição de quadros do artista Martinho Santafé.

Na quinta-feira (8) será ministrada palestra com o tema 'Impactos ambientais no cenário da crise do petróleo e da reestruturação econômica do município de Macaé'. O assunto será abordado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atua junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Rodrigo Lemes. Também na quinta-feira (8), a aluna solista do Cemeaes-Serra, Jéssica Pereira, vai apresentar o repertório "Bela Adormecida". No mesmo dia, os integrantes das aulas de dança do Cemeaes - Barra, vão apresentar o "Jazz- Cabra Cega".


Fotos Relacionadas