Prefeitura participa de Feira de Responsabilidade Social (2014)

06/05/2014 21:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Entre os estandes mais visitados está projeto piloto de Iniciação à Robótica desenvolvido no Colégio Municipal Elza Ibrahim

Prossegue nesta quarta-feira (7), a VII Feira de Responsabilidade Social Bacia de Campos. A programação que acontece até quinta-feira (8), na sede social do Clube Cidade do Sol, conta com a participação de empresas, Ong´s, instituições diversas e poder público. Uma das participações é da Prefeitura de Macaé que está atraindo a atenção dos visitantes com os estandes das subsecretarias de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Idoso, secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, entre outras.

Para que as escolas visitantes possam conhecer e se sensibilizar quanto aos conceitos e práticas apresentados nas exposições e discussões que acontecem na Feira, a equipe de Coordenação de Educação Ambiental realizou visitas prévias de orientação aos educadores e demais profissionais das unidades. O objetivo foi informar alunos e profissionais de ensino quanto ao tema da feira e as atividades posteriores nas salas de aula e dependências das unidades municipais.

Robótica - Entre os estandes mais visitados está o do projeto de Iniciação Científica da rede municipal de ensino. O projeto piloto desenvolvido no Colégio Municipal Elza Ibrahim, integra a equipe TecnoElza. Formado por dez jovens alunos do 8º e 9º ano de escolaridade, a equipe coordenada pela professora de Ciências, Laureliane Sales, e da especialista em Robótica, Luemy Ávila apresentou projetos científicos em prol da comunidade da Ajuda, bairro em que funciona a unidade municipal.

Entre os projetos estão dois robôs coletores de resíduos, um deles montado com sucatas. Outra novidade é o protótipo de roda gigante, que servirá como recreação no projeto do Parque Recreativo e Ecológico da Ajuda, também elaborado pelos alunos do Elza Ibrahim.

Os robôs, confeccionados por meio de conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica, também foram elaborados diante de elementos associados à montagem e programação. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, os alunos do projeto de Iniciação Científica se esforçaram para contribuir junto aos problemas sociais e ambientais do bairro da Ajuda.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, a rede municipal alcançou a proposta de destacar a inovação.

- Estamos felizes em poder ver os alunos do ensino municipal se apresentando com dedicação em projetos variados.Todos os visitantes podem conhecer os trabalhos dos alunos e dos profissionais da Educação, que se dedicam para realmente fazer a diferença. Estamos às vésperas do projeto cultural, Literarte, que vai integrar diversas manifestações artísticas. Agora, a rede municipal está na feira, que visa abordar assuntos de sustentabilidade e inovação -, pontuou.

Além dos estandes, a feira conta com uma ampla programação de eventos paralelos como: fórum de palestras e debates com o tema "Sustentabilidade, o motor da inovação", além de oficinas de reciclagem, workshops, apresentações culturais de Ongs. Durante o evento também são realizados shows com artistas da região, oficinas, feira de artesanato regional com materiais reciclados, além de apresentações da banda da Secretaria de Educação e do grupo de Contadores HistoriArte.

A abertura do evento nesta terça-feira (6) foi marcada pela musicalidade dos integrantes da banda da secretaria de Educação, que contagiaram o público com canções como “Rindo à toa” e “Samba de Verão”. Entre os destaques do evento foi a contação de histórias, que arrancou aplausos de adultos e crianças.

Durante a feira estão sendo realizados exposição de projetos, além de vídeos e filmes sobre o tema, rodada de negócios sustentáveis, conferências e palestras com convidados especiais. O objetivo da feira é disseminar uma nova cultura que incorpore práticas de Sustentabilidade na gestão dos negócios, com lideranças conscientes e capacitadas.

Anima - Durante os três dias de programação, o ensino municipal também conta com apresentações interativas do grupo coletivo “Anima Escola - Linguagem de Animação”. A equipe Anima Coletivo vai realizar até o final da feira, oficinas de animação e produção de objetos em 2D.

Os responsáveis pela oficina são participantes do curso Anima Escola, oferecido pelos formadores do Festival Internacional de Animação – Anima Mundi, dentro do programa de cidadania corporativa da IBM Brasil no segundo semestre de 2013. Uma das novidades é que eles estão apresentando os vídeos com pequenas animações, que já foram elaborados nas escolas municipais. A intenção, de acordo com a subsecretária Mônica Couto, é incentivar experiências e práticas de inovações pedagógicas, que estão sendo executadas.

PSE - Outro tema que está sendo abordado pela rede municipal durante a feira é “Vida com qualidade - Saúde na Escola”, ministrado pela coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE).

Durante o evento, a equipe da Coordenação de Saúde na Escola vai realizar atividades junto ao público como pesagem e medição da altura. Também na lista de trabalho está a apresentação das atividades executadas na rede municipal voltadas para a prática do conceito das Escolas Promotoras de Saúde.

Outra prioridade do ensino municipal que está tendo destaque é o Programa Saúde na Escola (PSE), que incentiva hábitos e atitudes que contribuem para uma vida com qualidade, como acuidade visual; verificação do estado nutricional; promoção da alimentação saudável, sexualidade e cultura de paz.

Mais Feira - A Feira de RSE Bacia de Campos é uma realização da Revista Visão Socioambiental, com o patrocínio das prefeituras de Macaé e Rio das Ostras, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Itaipu Binacional, e o apoio da Eletronuclear, Sistema Firjan, Projeto Sentrinho e Clube Cidade do Sol.


Fotos Relacionadas