Prefeitura planeja cursos de capacitação com foco na Economia Solidária

09/02/2021 12:16:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

O objetivo dos cursos é qualificar o trabalho dos produtores que trabalham nas feirinhas

Pequenos produtores que promovem a economia solidária em Macaé poderão participar de capacitação sobre manejo, controle de qualidade, protocolos de higiene e identificação dos produtos vendidos nas feirinhas da cidade. A realização desses cursos está sendo planejada pela prefeitura e a iniciativa atenderá, também, aos produtores que atuam na agricultura familiar.

A ação busca estimular uma parte importante da economia local, o que representa uma das prioridades definidas pelo prefeito Welberth Rezende no plano dos 100 dias de governo. A parceria foi estabelecida entre a secretaria adjunta de Trabalho e Renda junto à Associação de Cooperação de Feirantes da Agropecuária e Agricultura Familiar, dos Trabalhadores Rurais e Urbanos, e Economia Solidária (Coopmac).

A secretaria de Trabalho e Renda já definiu planejamento que visa qualificar o trabalho dos produtores, com a identificação de oportunidades de emprego dentro do mercado local. “Já identificamos programas federais com a destinação de recursos para a realização desses cursos que são importantes, tanto para incentivar a economia solidária, quanto para qualificar essas pessoas que poderão ser inseridas no mercado de trabalho”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho Almeida.

Atualmente, a Coopmac representa 280 pequenos produtores que comercializam grande parte da sua produção nas feiras realizadas nas praças da Imbetiba, Glória, Mirante da Lagoa, Praia do Pecado, Vale dos Cristais e Lagomar.

A qualificação promove também a preparação das famílias que atuam na economia solidária para atender ao Turismo no cenário pós-pandemia, por meio da produção de peças de artesanato e comidas típicas locais. “Esse apoio é essencial para a sobrevivência de dezenas de famílias que dependem das feirinhas”, apontou Miria Marins, presidente da Coopmac.