Prefeitura prepara Macaé Centro para Brasil Offshore

20/05/2009 16:14:40 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Brasil Offshore é a terceira maior feira de petróleo do mundo

Falta menos de 30 dias para a capital nacional do petróleo sediar a terceira maior feira de petróleo do mundo, a Brasil Offshore, que pela quinta vez será realizada em Macaé. Para garantir os 15% a mais de sua área em relação à última edição, realizada em 2007, a prefeitura realiza a obra de infraestrutura do pátio do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. A feira vai ocupar aproximadamente 31 mil metros quadrados e a prefeitura garante a expansão do evento.

Nesta semana, o prefeito Riverton Mussi (PMDB), os secretários de Obras, Tadeu Campos, de Serviços Públicos, George Jardim e o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, que participa da organização da feira, vistoriaram a obra de infraestrutura do local.

De acordo com George Jardim, diversos caminhões de barro foram retirados para a expansão da área de montagem dos galpões. Após a preparação da área, o pátio receberá acabamento em asfalto.

O prefeito Riverton Mussi destacou que a feira Brasil Offshore está consolidada como um dos maiores eventos do setor do mundo e que Macaé, o principal centro de suporte às atividades de exploração offshore de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, está pronta para receber a feira.

- O petróleo e o gás natural da Bacia de Campos representam recursos estratégicos para a dinâmica da economia nacional, regional e local. Neste processo, Macaé se insere abrigando quase todas as empresas de prospecção e suporte às atividades petrolíferas. O ambiente operacional do offshore brasileiro e as oportunidades de negócios na área de petróleo e gás estarão em foco nestes quatro dias da Brasil Offshore – destacou.

O subsecretário de Governo, Fernando Amorim, ressaltou que a prefeitura está empenhada para o sucesso da feira. “Queremos ajudar a garantir conforto e comodidade aos visitantes, expositores e trabalhadores da Feira e Conferência Internacional da Indústria Offshore de Petróleo e Gás”, disse.

De acordo com o coordenador operacional da Brasil Offshore, João Neto, começou dia 14 e vai até o dia 30 a preparação da parte coberta do evento, que inclui cobertura, piso e elétrica. A partir daí serão distribuídos os geradores, ar condicionado e toda a logística, até dia 9. Neste dia os últimos preparativos começam a ser feitos para iniciar a montagem da feira, que fica pronta até a véspera da abertura.

Feira conta com 578 expositores

A quinta edição da Brasil Offshore terá 578 expositores - 7% a mais que da última versão. Entre os maiores estandes estão Petrobras, Schlumberger, Goodyear, Gaia, Fluxo, Odebrecht, Estaleiro Mauá, National Oilwell Varco, entre outras.

As Rodadas de Negócios, organizada pela ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) e pelo Sebrae-RJ, devem superar o volume de negócios atingido na edição passada, quando registrou R$ 102,5 milhões. Nos dias 17 e 18 de junho, as rodadas promoverão reuniões entre empresas de pequeno e médio porte com algumas das maiores companhias do segmento de óleo e gás. Já estão confirmadas reuniões de 19 empresas âncoras do setor com 120 companhias que são potenciais fornecedores. Foram agendados 720 encontros e a expectativa inicial é a geração de R$ 60 milhões em negócios.

O evento contará com a participação de expositores de 33 países, incluindo Estados Unidos, França, Finlândia, Noruega, Alemanha, entre outros, além da Venezuela e Índia, que participam pela primeira vez.
Um dos destaques desta edição da Brasil Offshore é a Conferência Internacional “Brazil Offshore: The Next Frontier”, realizada pela OTC (Offshore Technology Conference) e pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Tecnologia de águas profundas, sistema de produção submarina, gerenciamento de reservas, otimização do desenvolvimento de campos e exploração do pré-sal são alguns dos temas que serão debatidos nas oito palestras do Painel de Conferências, que oferecerá ao público trabalhos exclusivos apresentados na OTC, realizada em maio deste ano em Houston, nos Estados Unidos.

As palestras serão apresentadas por profissionais da Petrobras, Halliburton, Aker Solutions, Wellstream International, Shell, entre outras empresas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do IBP, em www.ibp.org.br, onde está detalhado o programa preliminar do evento. A Brasil Offshore é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado com apoio da prefeitura de Macaé.

Informações Brasil Offshore 2009

Local: Macaé Centro - Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho
Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé – RJ
Data: de 16 a 19 de junho de 2009
Horário: Das 14h às 21h
Acesso: Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.