Prefeitura prepara programação para o Dia Mundial da Saúde

28/03/2005 17:23:47 - Jornalista:

A Secretaria de Saúde de Macaé está finalizando a programação para comemorar o Dia Mundial da Saúde. A programação será realizada na Praça Veríssimo de Melo, em sete de abril. O evento contará com a participação de todas as Coordenadorias de Saúde.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, o objetivo do evento é mostrar à população como a Secretaria está organizada. “A comunidade vai poder entender com mais facilidade o acesso ao sistema de saúde. No dia do evento, também vamos oferecer

Entre as atividades, haverá uma palestra sobre a saúde materno infantil, que é o tema deste ano, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é reduzir mortes de crianças e que estão relacionadas com a gravidez e o parto.

A Secretaria de Saúde de Macaé vem desenvolvendo um conjunto de ações para atender a gestante de forma integral. O atendimento começa pelo acompanhamento da mãe no pré-natal, onde ela também recebe orientações sobre aleitamento materno, priorizando a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê, pois atende a todas as suas necessidades.

Outro fator importante é que as gestantes do município também contam com a maternidade do Hospital Publico Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva, que possui toda a infra-estrutura de equipamentos e de profissionais qualificados.