"Prefeitura Presente" atrai centenas de pessoas na Nova Holanda

28/05/2022 14:24:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin e Rui Porto Filho

A ação será contínua será levada a diversos bairros do município

Agendamento para emissão da carteira de identidade, Cartão do SUS e vagas de emprego foram alguns dos atendimentos prestados na segunda edição do projeto "Prefeitura Presente", que aconteceu nesta sexta-feira (27), no Ciep Nova Holanda. A ação será contínua e acontecerá em diversos bairros do município com o objetivo de aproximar a oferta dos serviços públicos da população.

Essa aproximação possibilitou que Francislene da Silva realizasse o agendamento para emitir a segunda via da Carteira de Identidade. "Eu estava precisando da minha identidade e poder resolver tudo aqui no bairro foi fundamental para agilizar o processo", destacou Francislene, que concluiu o agendamento para a próxima segunda-feira (27).

O serviço público perto da população também foi imprescindível para que o senhor Eli Ribeiro descobrisse que seu nível de glicose está alta. "Fiz o teste para medir e foi diagnosticado que está 310. Mas, já fui encaminhado para iniciar o tratamento para diabéticos", afirmou Eli.

A proposta é dar transparência às políticas públicas aos moradores, além de estreitar o relacionamento e promover ações afirmativas. As ações são realizadas pelas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Qualificação Profissional, Trabalho e Renda, Ciência e Tecnologia, Esportes, Mobilidade Urbana, Cultura, Turismo, Mulher, Relações Institucionais, Procon, Ambiente, Ouvidoria e Desenvolvimento Econômico.

Saúde

Na área de Saúde, a Coordenadoria de Odontologia realizou a entrega de 500 kits de escovação, além de palestras, brincadeiras infantis e aplicação de flúor em 100 pessoas, com distribuição de senhas para os turnos da manhã e tarde. Houve, ainda, emissão de cartão SUS e atualização cadastral, promovida pela Coordenação de Controle e Avaliação. Já o Centro de Referência do Diabético fez orientações sobre a doença e verificação de glicemia.

O Programa de Tuberculose estava presente com orientações e agendamento para avaliação. Além disso, foram realizadas atividades do Programa IST/AIDS (Infecção Sexualmente Transmissível), com teste rápido. A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) realizou orientação sobre Auxílio Brasil e aleitamento materno. As dicas sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foram dadas pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde. A vacina contra a Covid-19 também foi aplicada em adultos.

Desenvolvimento Social

O projeto contou ainda com várias ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade: Cadastro Único - serviços de inclusão e atualização cadastral; Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gêneros - orientações e serviços para população LGBTI+ e agendamento para retificação de nome social; Coordenadoria de Política de Direitos de Fomento à Inclusão - orientações e serviços para pessoas com deficiência; Conselhos Tutelares – orientações à população, recebimento de denúncias e requerimento de documentos para menores; Serviços de Família Acolhedora e Programa de Apadrinhamento - divulgação e orientação; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – orientações sobre o serviço.

Políticas para as Mulheres

A Secretaria de Políticas para as Mulheres levou, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, distribuição de folhetos sobre os Direitos da Mulher; Roda de Conversa "Os Direitos das Mulheres"; oficina de artes manuais com o Espaço Mulher Cidadã; serviço de execução de trança raiz com a equipe da Jheniffer Ozório, formada por quatro voluntários.

Trabalho e Renda

A oferta do serviço de atendimento para encaminhamento de vagas de emprego foi promovida pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda. O órgão realizou agendamentos de emissão de primeira e segunda vias de Identidade.

Esportes

Já a Secretaria de Esportes agitou o espaço com aula de ginástica, às 10h; cross training e recreação, das 9h às 17h e avaliação física com o projeto Informa.

Qualificação Profissional e Defesa Civil

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional esteve presente no evento com pesquisa de campo sobre cursos profissionalizantes e esclarecimento de dúvidas pertinentes à área. Já a Defesa Civil apresentou noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu ações educativas e prevenção de acidentes no trânsito, com instrução para toda a comunidade sobre os cuidados para evitar acidentes, além de todos os componentes e atores do trânsito, entre eles, ciclistas, pedestres, condutores e motociclistas.

Cultura e Turismo

As secretarias de Cultura e Turismo apoiam o projeto com estruturas e logística, além da apresentação de Capoeira realizada pela Cultura.

Procon

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou atendimento para ações educativas aos consumidores e registro de reclamações referentes às relações consumeristas.

Ambiente e Ouvidoria

A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal realizou uma mostra das Unidades de Conservação de Macaé. Já a Ouvidoria promoveu uma ação educativa durante o evento.

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve presente com serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor, que visa dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de suas licenças municipais de funcionamento.