Prefeitura presenteia artesãos com curso

16/03/2005 16:03:57 - Jornalista:

Um curso de “Formação de Preços de Produtos” é o presente que a prefeitura de Macaé e a Fundação Macaé de Cultura, através do projeto Macabaíba, estão oferecendo aos artesãos em comemoração ao dia 19 de março (dia do artesão). Desde a criação do projeto, a Fundação de Cultura vem mantendo um termo de cooperação técnica com o Sebrae visando qualificar cada vez mais o artesão macaense. O curso acontece nos dias 22, 23 e 24, das 9h às 13h, no auditório Washington Luís, no Solar dos Mellos. O curso ensina a quantificar, ou seja, a fazer a relação dos custos e o preço final de venda.

A loja Macabaíba foi criada para expor e escoar a produção dos artesãos. Hoje são 70 inscritos, sendo que 62 estão com produtos à venda. A Fundação através da loja viabiliza a venda dos produtos, com acompanhamento técnico do Sebrae, através de reuniões mensais e cursos. Uma comissão formada por cinco artesãos funciona como uma curadoria, verificando a qualidade das peças que vão ser expostas. “Só é colocado à venda produtos realmente artesanais”, ressalta Célia Jatobá, coordenadora da loja.

Os produtos artesanais que mais têm chance hoje no mercado, segundo Marina Mercante, consultora do Sebrae, são os que têm qualidade, identidade e preço compatível. “O mundo hoje é mundo rápido e massificado, aquilo que é diferente e representa a inspiração do artista, do local onde ele vive, do seu meio, tem mais possibilidade de ficar no mercado”.

Segundo Marina, o trabalho do Sebrae é dar apoio para a iniciação de grupos de artesanato que queiram transformar a atividade em trabalho e geração de renda. “É preciso boa vontade, um bom produto, mercado, parceiros e retro-alimentação (qualidade, criatividade,etc)”, explica.