Prefeitura prioriza o pronto atendimento na Saúde

31/05/2010 16:26:22 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Uma das unidades é a UPA da Barra

A Prefeitura de Macaé pratica a política de atenção e gestão às urgências e emergências para toda a população com seis unidades de pronto atendimento funcionando no município: Pronto Socorro do Parque Aeroporto, UPA da Barra, Pronto Socorro Municipal (PSM), UEP no Centro e Pronto Socorro Infantil de Imbetiba e Hospital Público Municipal (HPM). Com exceção do PSM, que só atende adultos, as demais unidades contam com atendimento pediátrico, informou o coordenador de Emergências no município, José Murilo Campanati.

- Dentro desse trabalho de humanização, a Secretaria Municipal de Saúde prioriza os pronto socorros contemplando os moradores de todos os bairros e da região serrana com atendimentos para pessoas de todas as idades, disse o secretário municipal de Saúde, Eduardo Cardoso.

Ele destacou que a atenção da prefeitura acontece em todos os níveis do atendimento, desde as unidades básicas de saúde até as unidades de emergência para idosos, adultos e crianças. (Veja abaixo a relação com endereços e os serviços oferecidos por cada uma).

Campanati observou que essa estrutura assistencial da saúde para ter o resultado esperado envolve o trabalho de conhecimento, por parte da população, do que o município oferece e a qual unidade pode recorrer quando precisar de pronto atendimento na rede pública municipal. Segundo ainda ele, para orientar os pacientes, as unidades contam com identidade visual que indica onde está instalado um pronto atendimento.

As unidades de saúde em Macaé incluem, além das unidades de pronto atendimento, básicas e hospitais, os Centros de Atendimento Psicossocial, Núcleos de Saúde, Postos de Saúde da Família, Rede Credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Centros Especializados.

No dia 20 de abril último, o prefeito Riverton Mussi inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Iltamir Abreu, que funciona 24 horas, na Barra de Macaé, e é a primeira da Região Norte Fluminense. Trata-se de uma estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de Saúde e as urgências hospitalares, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Apenas 18 dias depois, em 8 de maio, a prefeitura inaugurou a Unidade de Emergências Pediátricas (UEP) Doutor José Paulo de Mendonça, localizada em uma área construída de dois mil metros quadrados no prédio do antigo Fórum. O imóvel passou por reforma e as instalações foram adaptadas para o acesso de portadores de necessidades especiais.

O secretário de Saúde explicou que, provisoriamente, a UEP está funcionando como Centro de Controle no Tratamento da Dengue, dando suporte no atendimento das unidades de emergências de saúde do município, devido ao grande número de casos de doentes neste período, o que deixou o HPM sobrecarregado, já que o município recebe doentes de outros municípios da região e até de outros estados.

Eduardo Cardoso reforçou que os pacientes só são atendidos na UEP mediante encaminhamento da rede de Saúde. A estratégia faz parte do trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), implementando em todo o país, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado a sua situação.

Novas unidades serão inauguradas ampliando o atendimento da Saúde no município. O prefeito Riverton Mussi anunciou que vai enviar para o Legislativo o pedido para a prefeitura assumir o prédio na esquina do Cine Clube para ser mais uma unidade para a saúde em Macaé.

A UPA da Barra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e os governos federal e do Estado do Rio de Janeiro, e tem capacidade para realizar até 500 atendimentos diários.

O bairro Lagomar também vai ganhar uma UPA ainda este ano. O projeto já foi autorizado pelo prefeito e terá acoplada uma Clínica da Família, conforme garantia do secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortez.

A unidade vai compor junto com a primeira UPA uma rede fixa de atenção às urgências e emergências capaz de atender aos moradores do município, que conta com 194 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009 e também de outras cidades próximas, como Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu.

- Vou substituir todas as unidades alugadas e transferir os 26 núcleos do Estratégia Saúde da Família (ESF) do município para estruturas com o mesmo modelo das UPAs. Pretendo ainda instituir o atendimento 24 horas em algumas unidades dentro dos distritos -, anunciou o prefeito Riverton Mussi durante a inauguração da UPA da Barra.

Equipadas para atender a casos de urgência de baixa e média complexidades, as UPAs funcionam dia e noite, inclusive nos fins de semana. Lá, os pacientes fazem consultas e exames, e recebem medicamentos.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, afirmou que os pacientes de mais risco e mais urgência têm prioridade no atendimento, que será feito por classificação de risco. “Vamos adotar critérios de gravidade e por isso precisamos da colaboração da população na nova maneira de acolher o paciente. Essa medida faz funcionar a UPA e a torna uma unidade diferenciada”, observou o secretário, informando que a UPA comporta até 48 horas de internação – em casos mais graves os pacientes são transferidos para o HPM.

UPAs - Assim como as outras 29 unidades em funcionamento no estado, a UPA de Macaé tem consultórios de pediatria, clínicas médica e odontológica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há 10 leitos onde pacientes podem ficar em observação até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. A sala “vermelha” tem capacidade maior que a maioria das demais UPAs, com quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital por uma ambulância do município.

A unidade também conta com uma área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

Para anotar: as Unidades de Pronto Atendimento no município

Unidade de Emergência Pediátrica:
Serviços oferecidos: Atendimento de emergência nas 24 horas e ambulatorial em pediatria, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, aferição de sinais vitais, administração de medicação, aferição de medidas antropométricas, aspiração de vias aéreas, realização de clister), serviço de radiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, serviço de ambulância, assistência social e coleta de material de laboratório.
Endereço: Rua Dr. Luiz Belegard, 540 B, bairro Imbetiba.
Telefone.: (22) 2762-0340
Ponto de referência: Entre o asilo e o Centro de Hemodiálise.

Unidade de Córrego do Ouro (emergência e ambulatório):
Serviços oferecidos: Atendimento médico de emergência nas 24 horas, Clínica Médica, pediatria, ginecologia-obstetrícia, odontologia, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, aferição de sinais vitais, administração de medicação), serviço de ambulância, assistência social e coleta de material de laboratório.
Endereço: Rua Miguel Peixoto Guimarães- S/Nº Córrego do Ouro.
Telefone: (22) 2765.3453
Ponto de referência: Em frente à Igreja Presbiteriana.

Unidade de Saúde Dr. Ivair Marinho (emergência e ambulatório):
Serviços oferecidos: Atendimento médico de emergência (incluindo emergência psiquiátrica) nas 24 horas, atendimento médico ambulatorial, pediatria, Clínica Médica, ginecologia-obstetrícia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, psicologia, terapia ocupacional, atendimento odontológico, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, aferição de sinais vitais, administração de medicação, vacinação, aspiração de vias aéreas), assistência social, sala de curativo, sala de vacina, serviço de ambulância, serviço de recepção e coleta de material de laboratório.
Endereço: Rua Lauro Gonçalves Pacheco, s/nº, Glicério.
Telefone: (22) 2793.4051
Ponto de referência: Perto do posto de gasolina e do Restaurante de Glicério.

Unidade do Sana (emergência e PSF):
Serviços oferecidos: Atendimento médico de emergência nas 24 horas, odontologia, pediatria, Clínica Médica, ginecologia, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, aferição de sinais vitais, administração de medicação, vacinação), serviço de ambulância, assistência social, serviço de recepção e coleta de material de laboratório.
Endereço: Rua José Jesus Júnior, s/nº, Sana.
Telefone (22) 2793.2548.
Ponto de referência: Rua Principal/ Praça Principal.

Pronto Socorro do Parque Aeroporto:
Serviços oferecidos: Atendimento médico de emergência nas 24 horas (incluindo emergência psiquiátrica), atendimento médico ambulatorial, Clínica Médica, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, reumatologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, cardiologia, alergologia, psicologia, nutrição, atendimento odontológico, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, vacinação, aferição de sinais vitais, administração de medicação, aspiração de vias aéreas), sala de curativo, sala de pequenas cirurgias, sala de vacina, serviço de radiologia, serviço de ambulância, assistência social, coleta de material de laboratório. Distribuição de medicação através de uma unidade farmacêutica cujo telefone é 2773-3466.
Endereço: Rua Curuncango,s/nº, Parque Aeroporto.
Telefone: (22) 2762.7095
Ponto de referência: Ao lado da creche Nossa Senhora da Conceição.

Pronto Socorro Municipal São João Batista:
Serviços oferecidos: Atendimento médico de emergência para usuários acima de 12 anos nas 24 horas, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, aferição de sinais vitais, administração de medicação, aspiração de vias aéreas), serviço de radiologia, serviço de Ambulância, assistência social e coleta de material de laboratório.
Endereço: Rua Dr. Luiz Belegard, s/nº, Centro.
Telefone: (22) 2762.0192.
Ponto de referência: Em frente à Praça Veríssimo de Melo.

SPA Brasília - Unidade de Saúde:
Serviços oferecidos: Assistência de emergência, atendimento ambulatorial em clínica médica, atendimento de enfermagem (curativo, nebulização, aferição de sinais vitais, administração de medicação) e serviço de ambulância. Atendimento das 7h às 19h.
Endereço: Rua Eurico Barboza de Souza, s/nº, Brasília.
Telefone: (22) 2770.5458.
Ponto de referência: O SPA fica à Praça Beira Rio.

Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM):
Serviços oferecidos: Emergência, Pronto-atendimento, Centro Cirúrgico (4 salas de cirurgia), Centro Obstétrico (2 salas de cirurgia), Terapia Intensiva (Adultos/ Pediátrico/ Neonatal), Recuperação Pós-Anestésica (Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico), Salão de Politrauma, Maternidade e Berçário Intermediário, Enfermaria de Clínica Médica e Cirúrgica, Central de Esterilização, Cartório, Núcleo de Vigilância, Farmácia, Ouvidoria, Ambulatório com 19 especialidades médicas atendendo todos os dias por 24 horas: Clinica Médica, Terapia Intensiva (Adulto, Pediátrico e Neonatal), Pediatria, Obtestrícia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia Vascular, Anestesia, Urologia, Radiologia, Hemoterapia, Psiquiatria, Nefrologia, Infectologia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Possui serviços especializados como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Capelania, Ouvidoria e Brinquedoteca. Apoio diagnóstico: Patologia Clínica, Radiologia, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia, Endoscopia Digestiva, Eletrocardiograma e Broncoscopia. Como serviços externos contratados possui: Hemodinâmica, Hemodiálise, Ecodopller, Hiperbárica e Ressonância Nuclear Magnética. Atendimento 24 horas.
Endereço: Rodovia RJ 168, Km 4, Virgem Santa
Telefone: (22) 2773.0061
Ponto de referência: Em frente ao terminal de ônibus no novo hospital.

Hospital Público Municipal da Serra Evangelina Flores da Silva:
Serviços oferecidos: Emergência, laboratório, Internação, Ambulatório Especializado (pequenas cirurgias, ortopedia, ginecologia) e Imagem (RX 24 horas, ultrassonografia e endoscopia), Enfermaria de Clínica Médica, Central de Esterilização e Farmácia. Atendimento 24 horas.
Endereço: Avenida João Manoel da Silva, s/nº, 4º distrito de Trapiche.
Telefone: (22) 2793.3251.
Ponto de referência: Rua Principal.

Irmandade de São João Batista:
Serviços oferecidos: Anestesiologia, Cardiologia, cirurgia da mão, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, Clínica Médica, colpoproctologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, obstetrícia, hematologia, hemoterapia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, patologia clínica/medicina laboratorial, coleta de material de laboratório, pediatria, neonatalogia, pneumologia, radiologia e diagnóstico por imagem, reumatologia, urologia, farmácia, assistência social, serviços de enfermagem (curativo, administração de medicação, nebulização, aferição de sinais vitais, aspiração de vias aéreas) e Serviço de Ambulância.
Endereço: Rua Dr. Luiz Belegard, 391, Centro.
Telefone: (22) 2796.1500.
Ponto de referência: Em frente à Praça Veríssimo de Melo.

Hospital Madre Tereza de Calcutá:
Serviços oferecidos: Unidade beneficente sem fins lucrativos. Possui internação e ambulatório de otorrinolaringologia e oftalmologia.
Endereço: Rua Dr. Luiz Belegard, 540, bairro Imbetiba.
Telefone: (22) 2772.7442.
Ponto de referência: Ao lado do CDR.