Prefeitura promove aula de Informática para a Terceira Idade

14/04/2009 10:00:21 - Jornalista: Sonia Braga

Foto: Divulgação

São duas horas de aula por dia, em diversos horários

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec), está promovendo curso básico de Informática para os idosos integrantes dos grupos de terceira idade. Os interessados em participar podem se inscrever na sede da Terceira Idade de Macaé, localizada na rua Vellho Campos, próxima ao Procon. Já os grupos da região serrana poderão fazer a inscrição nas lans houses de cada localidade.

A primeira turma é composta pelos coordenadores dos grupos. São duas horas de aula por dia, em diversos horários. O primeiro turno vai das 9h às 10h, o segundo das 10h às 11h, e na parte da tarde, das 14h às 15h e das 15h às 17h. As aulas são ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras. A duração do curso é de 20 aulas ao mês.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), nos próximos 25 anos, o Brasil será o sexto País em número de idosos. Em 2009, serão aproximadamente 35 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Mesmo assim, existe o preconceito de que os mais velhos não são capazes de usufruir da tecnologia. Muitos acreditam que quem envelhece perde a memória e, portanto, não está capacitado para a Informática.

Pensando nisso, a presidente de honra dos grupos da terceira idade de Macaé, Margarida Mussi Ramos, e o presidente Danilo da Silva Gomes, resolveram, com o apoio da Sectec, ensinar os princípio básico da Informática para os idosos. De início, foram cedidos dois computadores e dois professores (Patrícia Crispim e Ana Paula B. Dutra) que já estão atuando na sala da terceira idade, ministrando as aulas de conteúdo programático com os seguintes tópicos: conhecendo o computador, noções básicas de Windows, fazendo desenhos, conhecendo os jogos de Windows; trabalhando com textos simples, edição de cartas, correção ortográfica e configuração de página.