Prefeitura promove curso de Agentes Ambientais

06/03/2009 16:36:52 - Jornalista: Lourdes Acosta e Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

A turma do primeiro semestre está conhecendo leis e diagnósticos ambientais

Formar um contingente de pessoas para atuar nos órgãos públicos e nas comunidades é a meta do Curso de Agentes Ambientais, que começou nesta sexta-feira (6), nas dependências do Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep) da Secretaria de Educação. A aula inaugural foi aberta pela coordenadora da Agenda 21, Alba Corral e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, da diretora do Cetep, Waleska Freire, e coordenador pedagógico da instituição, Juvenito Tavares.

O curso, que faz parte do Programa “Conhecer para Preservar”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, executado pela Agenda 21, com a parceria da Secretaria de Educação, vai apresentar durante o primeiro semestre deste ano, informações básicas sobre temas pertinentes às questões socioambientais do município de Macaé.

De acordo com o engenheiro florestal Paulo Sérgio Barcellos, coordenador do curso, a formação de agentes ambientais também é um pleito municipal resultante do curso de Aprimoramento nas Questões Sócio-Ambientais do Município de Macaé, que foi realizado com políticos locais, para multiplicar informações sobre o meio ambiente.

- Nos sete módulos que vamos oferecer aos participantes iremos ampliar as discussões dos temas pertinentes, visando, desta forma, apresentar ferramentas para que os envolvidos possam atuar como Agentes Ambientais, apoiando ações dos Órgãos Socioambientais e agindo como multiplicadores nas suas comunidades na busca de uma melhor qualidade de vida no nosso município, assegurou Barcellos.

O curso, que tem como público-alvo os agentes da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal, da própria Agenda 21 e da sociedade civil como um todo, envolve aulas teóricas e práticas em dias específicos, no horário de oito às 12h20m, e é composto dos seguintes módulos: Diagnóstico e Legislação Ambiental, Resíduos e Lixo, Agenda 21, Aquecimento Global e Plano Diretor.

Outra vertente do curso de agentes ambientais é nivelar os envolvidos para que conheçam as questões socioambientais e a realidade de Macaé, focadas como uma das prioridades da atual administração municipal, para que a cidade possa se desenvolver com sustentabilidade.

Para a gestora ambiental Carina da Silva Pereira, uma das participantes, o curso é muito importante. “Trazer conhecimentos na área ambiental é muito importante para nossa cidade. Macaé possui inúmeros problemas de ordem ambiental que precisam ser resolvidos como os alagamentos, água potável, lixo jogado nos canais e rios e tantos outros. Por isso, o curso é de grande valia e eu espero que os conhecimentos sejam multiplicados, pois todos devemos conhecer para preservar o meio ambiente”, disse.

Parcerias pelo meio ambiente

A diretora do Cetep, Waleska Freire, ressaltou o esforço concentrado do prefeito Riverton Mussi e secretária de Educação, Marilena Garcia, em unificar a Secretaria de Educação, que agora atende desde o ensino infantil ao superior, passando pelo ensino profissionalizante. “Ter esses alunos aqui hoje para nós é uma satisfação”, disse.

A coordenadora da Agenda 21, Alba Corral, ressaltou a importância da disseminação do conhecimento para a preservação ambiental e melhora na qualidade de vida da população.

- Esta parceria vai gerar condições para o desenvolvimento sustentável de Macaé. Precisamos ter consciência de que a melhor qualidade de vida começa em cada um de nós, comentou.

O subsecretário de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Jorge Aziz, ressaltou que as ações do poder público no sentido de preservar o meio ambiente só terão efeito a partir da colaboração da sociedade.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, lembrou ações que a secretaria tem realizado no sentido de coibir ações de degradação ambiental.

- Realizamos ações de fiscalização, coibindo lançamento de esgoto nas praias da nossa cidade, solicitando às pessoas que nivelem suas calçadas, retirem entulhos, entre tantas outras ações. Mas necessitamos da colaboração da população, e acreditamos que isso será facilitado por cursos como este, comentou.

O diretor do Departamento de Vigilância e Patrimônio (Depatri) da Guarda Municipal, Renato Apolinário também participou da aula inaugural.

Cetep

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional oferece atualmente 36 cursos gratuitos e profissionalizantes, e graças às parcerias firmadas tem conseguido expandir suas ações para outras localidades. Entre elas, a que tem sido recebida com maior entusiasmo pela população são os novos pólos no Sana, Córrego do Ouro e Glicério.

- Isso tem sido possível através de acordos firmados com Macaé Facilita, que nos tem cedido espaços físicos, ressaltou o coordenador pedagógico Jovenito Tavares, lembrando ainda a parceria com a Universidade Estácio de Sá, onde são oferecidas aulas práticas do curso Técnico de Enfermagem do Trabalho.