Prefeitura promove curso de capacitação de empregado doméstico

26/06/2008 12:34:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Parceria entre o programa Macaé Cidadão e a secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) promove a segunda edição do curso de capacitação de empregado doméstico. As inscrições podem ser feiras na sede do Macaé Cidadão, na Rua Papa João 23, 175, no bairro de Imbetiba, das 13h às 17h. Ao todo são 80 vagas. O curso é gratuito.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, esta é mais uma promoção a favor da qualificação do munícipe, realizada pelo governo municipal. “Tudo isso tem o objetivo de que o cidadão e a cidadã aproveitem bem as oportunidades de emprego geradas na região”, afirma ele.

Já para a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a importância desse curso é que ele proporciona qualificação aos trabalhadores para atender este universo de serviço. “É um projeto realizado por equipe multiprofissional, objetivando fornecer conhecimentos específicos, utilizando técnicas de oficinas nas aulas para desenvolver habilidades necessárias nesse processo de qualificação”, explica.

A data prevista para o início das aulas é oito de julho, na Rua Doutor Télio Barreto, 28, na nova sede da Central do Trabalhador (antiga Caet), que será inaugurada na próxima quarta-feira (2). Para participar, é necessário escolaridade até a quinto ano do Ensino Fundamental (antiga quarta série). As aulas terminam no final de setembro.

Entre os conteúdos do curso estão: princípios de alimentação saudável, prática de armazenamento de alimentos, utilizando o freezer e conhecimentos de gastronomia. Além disso, os alunos aprenderão técnicas de cozinhar, servir, de etiquetas e de boas maneiras, primeiros socorros, higienização do ambiente e de orçamento doméstico. Também haverá fomento de conscientização sobre direitos e deveres desta classe trabalhadora diante da Lei e observação a respeito da relação ética no trabalho.

A equipe de professores é formada por nutricionistas, relações públicas, psicólogas, enfermeiras, assistentes sociais, gastrônomo, pedagoga e empresária no setor de alimentos. Estes profissionais irão ministrar as aulas todas às terças e quartas-feiras das 18h às 20h.

Maiores informações pelos telefones 2757-2408 e 2772-2295. Os empregados que terminarem o curso receberão certificados e serão cadastrados na Central do Trabalhador, para posterior encaminhamento à inserção no mercado de trabalho.