Prefeitura promove curso gratuito de confecção de ovos da Páscoa

26/03/2010 18:21:01 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

A aula de ovos de chocolate é ministrada pela culinarista e instrutora Eutália Maria Fabiano de Oliveira

Comprar ovos da Páscoa prontos não terá mais a menor graça para moradoras da Fronteira porque elas agora colocam a mão na massa para fazer os seus próprios chocolates. Vinte donas de casa do bairro participaram na tarde desta sexta-feira (26) de um curso de confecção de ovos de chocolate oferecido gratuitamente na unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A coordenadora do Peti-Fronteira, Viviane Menezes, informou que o objetivo é promover a geração de renda das mulheres assistidas pela unidade, que são chefes de sua família, têm filhos pequenos e não podem trabalhar fora.

- A partir deste curso, elas poderão produzir chocolates – ovos, bombons e doces em geral – para vender e ter um dinheiro certo no fim do mês, disse Viviane, lembrando que, com a parceria junto à Semas, realizou o primeiro curso para a comunidade no fim do ano passado, de enfeites de Natal, panetones, guirlandas e feltro. O próximo será de artesanato, em abril, só falta definir a data.

A aula de ovos de chocolate é ministrada pela culinarista e instrutora Eutália Maria Fabiano de Oliveira, e, segundo ela, em três horas, das 14h às 17h, as alunas já saem da sala levando os ovos de chocolate que elas aprenderam a fazer. E é cada um diferente do outro: têm coloridos, decorados com desenhos, de chocolates branco ou preto, ao leite ou amargo, com confeitos ou lisos.

A professora disse que a receita é simples. Primeiro derrete o chocolate no micro-ondas, depois leva à geladeira por uns dois minutos, preenche as formas nos formatos que quiser e está pronto para vender ou comer.

- Como estamos no período da Páscoa, o formato das formas é de ovo, mas a mesma receita é para fazer bombons recheados de todos os jeitos que a imaginação quiser. Eu saio do tradicional e ensino a fazer ovos de chocolate decorados porque as pessoas gostam de comprar o que as seduz, o que é diferente. Um dos segredos é escolher a marca certa do chocolate porque é ele que garante o sabor todo especial dos produtos que eu ensino, observou Eutália de Oliveira, que é culinarista há 22 anos.

Valdéa Conceição de Castro, 50 anos, três filhos e cinco netos, disse que vai aproveitar o aprendizado no curso para aumentar a renda da família. “Vou vender ovos agora e bombons o ano inteiro. Estou amando”, observou, ao lado de Josiane Portela, 17 anos, e mãe de uma menina de seis meses, que levou para o curso.