Prefeitura promove Curso Técnico dos Programas do Livro Didático

12/03/2009 15:03:28 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé promoveu nesta terça-feira (12), o Curso Técnico dos Programas do Livro Didático na sede da Secretaria de Educação. O curso contou com a participação de 50 coordenadores dos livros didáticos enviados pelo Governo Federal para todas as escolas da rede municipal do ensino fundamental e médio.

O objetivo foi capacitar os coordenadores para organização da logística desses livros nas escolas como, por exemplo, detectar se está faltando ou sobrando livros, os alunos que mais precisam, se os pais estão assinando o termo de compromisso, a promoção de campanhas de utilização e devolução dos livros, entre outros.

De acordo com a coordenadora Roze Mary Tomaz todas as escolas já receberam os livros didáticos e agora os coordenadores farão um levantamento sobre a situação dos livros nas escolas.

- Todos os coordenadores vão relacionar os livros que estão sobrando nas escolas como forma de um inventário. Tem vamos iniciar o projeto do livro didático das escolas, onde toda escola deverá apresentar um novo projeto ou versão atualizada sobre a utilização, conservação e devolução do livro relatando suas atividades pedagógicas, incluindo eventos com as famílias, músicas, teatros, dia do encapamento, desenhos, campanhas educativas, entre outras ações, explicou.

No curso foi abordada a forma de efetuar a entrega do livro didático aos alunos, através do documento “termo de compromisso”, com a presença dos responsáveis pelo aluno, identidade e telefone. No dia da distribuição a escola, professores deverão organizar palestra, teatros, por turma, a fim de conscientizar os pais sobre a conservação e devolução do livro; foi orientado a não distribuir livros aos alunos se estiver faltando e que neste caso o livro deverá ficar na biblioteca sendo compartilhado em duplas ou grupos.

Cada livro tem a durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve beneficiar três alunos em três anos consecutivos. A exceção fica por conta do material para o pimeiro ano de escolaridade do ensino fundamental, que é utilizado apenas por um estudante. Para os alunos do Sana foram enviados livros para o ensino fundamental (Português, Matemática, Ciências, Geografia e História) e para o Ensino Médio (livros de Português, Matemática, Física, Biologia, Química e História).