Prefeitura promove encontro sobre empregabilidade de deficientes físicos

01/12/2008 16:19:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Temas referentes à inserção no mundo do trabalho de pessoas portadoras de necessidades especiais serão tratados e discutidos, por meio de palestras e debates, no V Encontro sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Física. O evento é uma promoção da secretaria Executiva de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Macaé. O evento acontece nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, no Mercure Hotel.

Segundo o secretário Executivo de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Macaé, Hildemar Miranda Barbosa, um dos maiores desafios das empresas é pôr em prática questões sobre a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nos períodos da manhã e da tarde desta quarta, haverá disseminação de conteúdos acerca da responsabilidade social das empresas que contratam deficientes físicos.

Hildemar também preside o Centro de Vida Independente (CVI). Ele disse que o papel principal do evento será discutir a inclusão social da pessoa com necessidade especial, focando ações dos governos federal, estadual e municipal, das empresas públicas e privadas e da sociedade civil organizada acerca da empregabilidade.

- Iremos observar questões como a lei de cotas, a formação para pessoas com necessidades especiais e melhorias da qualidade de vida, pensando não apenas acerca de inclusão no mercado de trabalho, mas também sobre o fato de o indivíduo ser percebido como agente capaz de intervir no meio social de maneira profissional, técnica e eficaz – conta ele.

O secretário pontua ainda que o público-alvo que marcará presença no evento é constituído por dirigentes sindicais, diretores, gerentes e coordenadores de Recursos Humanos de empresas, técnicos e profissionais do setor governamental que atuam no desenvolvimento de políticas públicas e profissionais do terceiro setor.

Cerca de 100 pessoas são aguardadas no salão de convenções do Mercure Hotel Macaé, onde às 9h terá início à primeira palestra - “Prática na Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Física: Experiências, Desafios e Resultados”. Quem ministrará sobre estes assuntos, referindo-se a suas respectivas empresas, serão Ediléia de Souza (Petrobras), Antônio Taveira (Brasilcenter Comunicações) e Andreia Marques (Michelin).

Às 10h30, no salão de convenções do Mercure Hotel Macaé, haverá a fala do procurador da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Breno da Silva Maia Filho. Ele ministrará conhecimentos a respeito do tema “A Legislação como Instrumento de Facilitação, Fiscalização e Aplicação das Cotas”.

Já às 14h, Itamar Costa Kalil, chefe de Gabinete, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea), vai tratar do tema “Acessibilidade e Desenho Universal: Conceitos, Soluções e Possibilidades”.

Em seguida, Sobre o tema “Desafio da Formação e Qualificação da Pessoa com Deficiência Física: Experiências, Ações e Soluções” irão referir-se o presidente da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac), Marcos Passos Vieira, a coordenadora de Qualificação da Associação Macaense de Deficiente Auditivo (Amada), Karla Christina Mora Garcia, além de representantes do Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência (IBDD), da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape)

O presidente do CVI e secretário de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência também estará presente a esta última atividade, que será seguida por um debate. Já na sexta-feira (5), a prefeitura promove o Dia Municipal da Pessoa Deficiente das 9h às 19h30m, com várias atividades no Ginásio da sede social do Tênis Clube, no Centro.