Prefeitura promove eventos no Lagomar e na Virgem Santa no Sábado

20/06/2008 18:39:20 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Fundação Macaé de Cultura,da prefeitura de Macaé, por meio do projeto Ação Macaé Cultural, edital público de seleção que patrocina projetos cultuais, levará neste sábado (21), às 14h, a apresentação de teatro folclórico e de bonecos “Macaé em Cordel”, com distribuição de livros de poesia popular que conta a história de Macaé, à Escola Municipal Balneário do Lagomar. Além desse projeto, o espetáculo “Dançando com Luzes” de dança contemporânea inclusiva, estará às 19h, na praça do bairro Virgem Santa, em frente à Igreja católica.

O Núcleo de Dança Portadores de Alegria, integrado por bailarinos portadores de necessidades especiais, foi pelo segundo ano consecutivo classificado para se apresentar no 26º Festival de Dança de Joinville, nos palcos abertos. A coreografia é “O Fio da Meada”, de Ademir Martins, que será apresentada nos dias 16 e 26 de julho. Também em julho, o núcleo participa da “Mostra Sesc de Dança de Nova Friburgo”.

O espetáculo “Macaé em Cordel” realizará 18 apresentações até 29 de julho, aniversário da cidade de Macaé e promoverá oficinas. Durante as apresentações, o grupo Brincantadores DiVersos distribui o livro com o mesmo título que conta, em versos, a história de Macaé desde sua origem.

Esses espetáculos percorrem bairros e a região serrana do município com o objetivo de democratizar a cultura e fomentá-la fora dos espaços formais. Além do “Dançando com Luzes” e Macaé em Cordel”, acontece em cinco escolas da região serrana, o projeto “Mestre Fantoche – Escola”, com o tema S.O.S. Terra. Os estudantes participam do processo de pré-produção e produção de cinco espetáculos de bonecos, em oficinas multidisciplinares que abrangem: música e sonoplastia, texto, artes plásticas e dramaturgia. O projeto culminará na I Mostra de Teatro de Bonecos da Região Serrana.

Cultura para todos os gostos

No próximo mês, acontecerão, ainda, o espetáculo “Contra o Tempo: Cazuza Poetizou!”, a exposição fotográfica “Rio Macaé” e o “Tico-Tico”, que, utilizando materiais considerados inutilizáveis e desprezados no lixo, irá oferecer a aproximadamente 300 pessoas cursos de capacitação profissional por meio de oficinas de artesanato.

A exposição “Rio Macaé”, de André Nazareth, compreende um ensaio em preto e branco sobre a população ribeirinha do Rio Macaé composto por 40 fotografias artísticas que retratam também, e com visão singular, a paisagem natural: nascente (Reserva Ecológica de Macaé de Cima), rio médio (Lumiar e Estrada Parque Serra Mar) e Foz (Cidade de Macaé).

O espetáculo “Contra o Tempo: Cazuza Poetizou!”, acontecerá no Teatro Municipal, às 20h30, dos dias 17 e 18 de julho, a R$ 1. Nele, multimídia e atores se revezam entre coreografias e cenas em que o texto é composto por letras de músicas de Cazuza e algumas poesias selecionadas de novos autores.

O Ação Macaé Cultural já promoveu o “Macaé Summer Instrumental”, levando ao Teatro Municipal shows de grandes nomes no jazz, com ingresso a R$ 1, e, também, o show “Danilo Caymmi”, com o mesmo valor. Além disso, este mês apresentou, com o Grupo Cabala de Teatro, o IV Festival Cabala de Esquetes, sucesso de público e crítica.
O edital Ação Macaé Cultural (001/07) foi publicado em novembro de 2007 e lançado em 25 de janeiro. A Fundação Macaé de Cultura objetiva, por meio dele, apoiar a produção ou realização de eventos no município, que envolvam diversas vertentes culturais de caráter não-comercial.

Essa iniciativa do município de Macaé foi considerada por gestores culturais do estado e do Ministério da Cultura um grande avanço para a democratização da cultura. Dos 70 projetos inscritos, 15, de maior importância cultural e ou social para o município, foram selecionados por uma comissão técnica integrada por especialistas de fora do município. “Nosso objetivo também é valorizar a classe artística, gerando oportunidades”, completou a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa.