Prefeitura promove festividades para o Dia Nacional do Samba

29/10/2009 10:55:19 - Jornalista: Cristian Kuperf

Foto: Kaná Manhães

Um caminhão de 22 metros vai ganhar um botequim itinerante para percorrer as ruas da cidade

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, a Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura (FMC) e do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fundec), comemora pelo segundo ano consecutivo o Dia do Samba.

Um grande encontro está marcado para comemorar a data. Sambistas e amantes do samba serão levados por um caminhão plataforma totalmente ornamentado e estruturado para festejar com a população pelas principais ruas da cidade. O encontro terminará no Museu Solar dos Mellos, onde será comemorado o quinto ano de atividades como um pólo da cultura macaense. A concentração será às 13h, na Praça Washington Luiz, Centro.

Segundo o ouvidor geral da prefeitura, Décio Braga, o objetivo da comemoração é manter o samba vivo e pulsante no município. Diversos segmentos do samba vão se encontrar para comemorar a data, tais como: cavaquinho, pandeiro e outros.

- Um caminhão de 22 metros vai ganhar um botequim itinerante para percorrer as ruas da cidade ao encontro do povo, como diz o poeta: “o artista tem de ir onde o povo está”. Em relação ao trajeto do caminhão, estamos realizando reuniões com a Mactran para estudarmos o melhor percurso, sem prejudicar a população, comenta Décio Braga.

Ele ressalta que o evento visa homenagear as principais agremiações carnavalescas da cidade. “Este ano, umas das principais personalidades a ser homenageada é Joel Cruz, fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Princesinha do Atlântico”, diz, acrescentando que Macaé é terra do samba, do chorinho. A indústria do samba é muito importante para o turismo da cidade.

Sobre novidades do samba para o carnaval de 2010, Décio Braga comenta que haverá muitas surpresas. “Mas este assunto deixo para o presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos da Silva, o Dica”, comentou.

O evento do Dia do Samba será encerrado, às 17h, no Museu Solar dos Mellos, com homenagens e entregas de certificados aos sambistas, e ainda com direito a roda de samba com participação de várias personalidades.