Prefeitura promove limpeza no Canal Macaé Campos

08/01/2014 18:06:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: João Barreto

Os trabalhos contam com o apoio de uma retroescavadeira

A Secretaria de Limpeza Pública e de Manutenção prossegue com o trabalho de limpeza no Canal Macaé Campos, iniciado há uma semana. Gigogas e vegetações aquáticas que crescem rapidamente na água estão sendo retiradas por meio de um trabalho intensivo promovido pela Prefeitura. A ação, que é realizada periodicamente, começou na altura do bairro São José do Barreto e chega agora ao bairro Parque Aeroporto. Essa limpeza do canal é importante para evitar a proliferação de mosquitos, principalmente nessa época do ano.

Cientificamente, as gigogas são macrófitas aquáticas e flutuam na água, proliferando com rapidez em rios, lagos, lagoas e canais, que são ambientes ricos em oxigênio. Elas crescem rapidamente e cobrem as superfícies das águas impedindo a entrada da luz solar, além de favorecerem o aparecimento de mosquitos.

Além da limpeza do canal, estão sendo realizados serviços de capina e roçada no canteiro central da Estrada Hildebrando Alves Barbosa, no bairro Aeroporto, e caiação (pintura com cal) dos meios-fios e da mureta que separa a via da ciclovia.

Os trabalhos contam com o apoio de oito agentes, uma pá mecânica, uma retroescavadeira, além do trabalho manual. A Secretaria de Limpeza ressalta que a colaboração dos moradores é fundamental para a manutenção da limpeza na cidade. As pessoas devem ficar atentas também aos dias de coleta de lixo e colocá-los em locais e recipientes adequados.

Informações adicionais pelos telefones da secretaria: (22) 2796-1235, (22) 2796-1653, (22) 2796-1924 e (22) 2772-0897.