Prefeitura promove Mutirão Minha Escola Querida no Aeroporto

13/08/2009 11:39:46 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Arquivo Secom

Mutirão Minha Escola Querida reúne voluntários e a comunidade

Será realizado nos dias 29 e 30 de agosto na Escola Municipal Zelita Rocha, no Parque Aeroporto, a partir das 8h, a terceira edição do “Mutirão Minha escola Querida” que reúne o voluntariado em uma grande ação que envolve os profissionais da Educação, a comunidade, os setores administrativos e as empresas do município em prol da melhoria física das escolas municipais. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) pretende reunir mais de 100 pessoas em dois dias de trabalho.

A partir da próxima semana serão realizadas as primeiras reuniões junto com moradores, professores e pais de alunos. Elas ocorrerão na escola nos dias 18 (às 18h), 20 (13h) e 25 (18h) com a presença da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia. As escolas municipais que já participaram do projeto foram a do Botafogo (Wanderley Quintino Teixeira) e da Nova Holanda (Christos Jean Kousoulas).

Os resultados positivos obtidos com a mobilização têm atraído cada vez mais voluntários e parceiros para o Mutirão, que passou a ser reconhecido como um grande exercício de cidadania e integração junto com a comunidade e instituição. “Trata-se de dois dias de completa integração, cheio de atividades artísticas, culturais e recreativas onde a comunidade se conscientiza do pertencimento que possui sobre a escola de sua localidade”, explica Marilena Garcia.

Desde que os mutirões foram iniciados, diversos segmentos sociais e voluntários aderiram ao programa. O Centro Municipal Especialização e Apoio ao Escolar 4 (Cemeaes), a empresa CAVO e algumas ONGs são alguns dos parceiros dessa iniciativa. Comerciantes locais também se mostram solidários a causa. No mutirão da escola Christos Jean Kousoulas, vários comerciantes ao verem a movimentação na escola, se prontificaram a doar materiais, o mesmo acontecendo com os familiares dos alunos e moradores.

Ao final do mutirão, os profissionais da Semed continuam em contato com a escola, acompanhando a mudança positiva que a mobilização possibilitou para a comunidade. Na escola Christos Jean Kousoula a reforma transformou o dia-a-dia de todos. Segundo a diretora Rosane Botelho, o mutirão marcou a vida dos 474 alunos e 42 funcionários. “A auto-estima e o estímulo de todos mudaram. A reforma aumentou o desempenho de todos que diariamente cruzam estes corredores”, comentou.

Rosângela Ribeiro da Silva, mãe do aluno Estevam, de 3 anos, gostou das novas cores e elogiou o visual da escola. “Ficou tudo muito bonito, melhorou muito”, elogiou. Os professores também ficaram admirados com o resultado do mutirão e não escondem, até hoje, o sorriso de satisfação. A professora Marta Carneiro afirmou que a reforma proporcionou mais satisfação no trabalho. “Eu trabalho como professora há 3 anos e nunca vi uma reforma assim em uma escola municipal. É uma satisfação, pois os professores se sentem valorizados. A sensação é que estamos em uma escola nova”, disse.