Prefeitura promove novos convênios para o trabalhador

26/05/2009 09:56:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para que o trabalhador tenha acesso a serviços de maior excelência em Macaé, a subsecretaria de Trabalho e Renda (Semtre),vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura , está promovendo a realização de um convênio com o Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, o acordo consiste no fato de o Sine também funcionar na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), antiga Caet, na Rua Dr. Télio Barreto 28.

- O Sistema Nacional de Emprego realiza o mesmo trabalho da CTM, porém desenvolve um serviço que acrescentará ao órgão público municipal um dado peculiar, que é o documento de seguro-desemprego, conta Marcos Crespo.

Ele acrescenta também que há outro convênio em vista. A Semtre e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) querem incentivar e preparar as associações e as cooperativas incubadas na Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada.

- Dessa forma, associações de artesãos terão suas produções melhor desenvolvidas; trabalhos de costureiras serão incrementados; atividades de garçons, do grupo que promove beneficiamento de pescado, além daqueles que atuam para realizar a reciclagem de lixo, também serão mais valorizados. Inclusive, algumas destas pequenas organizações deixarão de estar na ilegalidade, explica o subsecretário de Trabalho e Renda.

Sobre a atividade relacionada à reciclagem de lixo, ele afirma que estes serviços são feitos com matéria-prima gratuita, encontrada no meio ambiente, em que o reaproveitamento, além de fomentar produtos criativos e de qualidade, também executa a limpeza da natureza.

Feira de Responsabilidade Social

Na Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos, evento ocorrido no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), nos dias 19, 20 e 21 de maio, a Incubadora de Cooperativas Professor Tonito Parada se fez presente.

Em seu estande, a incubadora da subsecretaria de Trabalho e Renda mostrou ao público visitante um aquecedor solar, cujo objetivo é atender as comunidades carentes, com a finalidade de que elas tenham água quente em suas residências, mediante economia de energia elétrica e de incremento e valorização de mecanismos de sustentabilidade social.

- Além disso, foram exibidos à população elementos fabricados por artesãos de Macaé, via utilização de materiais recicláveis, como garrafas pet, ressalta Marcos Crespo. Entre eles, estavam camas, sofás e pufes.