Prefeitura promove palestras no Dia do Controle ao Tabagismo

29/08/2014 15:23:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

Os malefícios do tabagismo à saúde das crianças foram um dos assuntos do encontro

Na manhã desta sexta-feira (29), Dia Nacional de Controle ao Tabagismo, a Prefeitura de Macaé promoveu, no Paço Municipal, palestras sobre o tema “Tabagismo em Foco – Diálogos sobre o Tabagismo em casa e no trabalho”. O público ouviu atentamente a pneumologista Patrícia Andrade que proferiu reflexões sobre o tema “Entendendo o Tabagismo como uma doença pediátrica” e a psicóloga Solange Vieira que falou sobre o assunto “Da família ao familiar: indagações sobre a experiência do fumar e seus desdobramentos na clínica com tabagistas”.

A coordenadora Extraordinária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Magaldi, por sua vez, falou sobre “A efetividade do direito a ambientes de trabalho livres de tabaco”.

A Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod) e a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde organizaram o bate-papo, conduzido pelas três profissionais, no qual o Grupo Teatral Arte em Saúde (Grutas) apresentou esquete sobre os malefícios do tabagismo.

Malefício à saúde das crianças - A pneumologista Patrícia Andrade disse que o tabagismo provoca danos à saúde das crianças desde quando estão no ventre, aumentando a possibilidade de aborto, parto prematuro ou má formação fetal. Depois do nascimento, a criança exposta à fumaça pode adquirir alergias, asmas, problemas respiratórios diversos. Por isso, o tabaco é considerado uma doença pediátrica.

Para amenizar a dor - A psicóloga Solange Vieira informou ao público presente que na vida das pessoas o uso de substâncias psicoativas, especialmente o cigarro, é uma forma de lidar com sofrimento, solidão e estresse. “É necessário construir outros recursos para lidar com a dor”, explicou.

Direito dos trabalhadores – “Conviver em ambiente de trabalho livre de tabaco é um direito dos trabalhadores, não só em cumprimento da lei, mas também com o objetivo de conscientizar as pessoas nos seus serviços a prevenir o tabagismo passivo”, refletiu, entre outras coisas, Cláudia Magaldi.