Prefeitura promove Semana do Peixe

27/08/2008 18:08:53 - Jornalista: César Dussac

A prefeitura de Macaé, por intermédio da secretaria Executiva de Pesca instalou um estande na praça Veríssimo de Mello, nesta quarta-feira (27) em continuidade a Semana do Peixe, evento nacional promovido pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). O objetivo do evento (25/08 a 07/09) é estimular o aumento do consumo de pescado em todo o país, para atingir a meta de 9Kg/hab/ano.

Segundo o secretário Executivo de Pesca, José Carlos Bento, o aumento do consumo do pescado em todo o país elevará a renda de quem trabalha direta e indiretamente na cadeia da pesca – pescadores, indústria de transformação, comerciantes do produto in natura, restaurantes especializados, bares ao longo do litoral – além dos benefícios ao consumidor, relativos às proteínas, cálcio, fósforo, que o produto contém.

- Em Macaé e região são mais de três mil pescadores cadastrados – somados os da Colônia Z3 e os da Associação Mista de Pescadores - o que representa aproximadamente 15 mil pessoas, se considerarmos a média de cinco pessoas por família, observou José Carlos.

Para o coordenador de Projetos da secretaria, José Inácio da Silva, o atual baixo consumo em Macé se dá pela grande parcela de migrantes oriundos de regiões onde não há o costume de se consumir pescado.

- Nos últimos dias, segundo a mídia, o preço da carne vermelha, em função do aumento das exportações do produto, chegou aos supermercados 14% mais caro, enquanto houve uma pequena queda (4%) do preço do quilo do peixe, o que provocou um ligeiro aumento do consumo. Mas, o Governo Federal, por intermédio do recém criado Ministério da Pesca e Aqüicultura, vai implementar ações que resultem numa queda de preço mais acentuada, para se tornar mais acessível ao consumo permanente em todo o páis, atingindo a meta de 9kg/hab/ano, disse.

José Inácio anunciou a presença do superintendente do escritório do Rio de Janeiro do Ministério da Pesca, Jayme Tavares, que convidou o ministro Altemir Gregolin para a entrega da premiação aos três primeiros colocados - alunos do Colégio Municipal de Pescadores - no concurso de redação sob o tema “Os benefícios do consumo do pescado”.

A coordenadora da Cooperativa de Beneficiamento do Pescado (Benesca), Mônica Marins, chefia a equipe da cooperativa, que conta com esposas e filhos de pescadores na produção.

- Participamos da Semana do Peixe para que a população possa degustar o produto e que o consumo de pescado se torne cada vez mais um hábito entre os macaenses. Aqui em nosso estande estamos comercializando almôndegas e quibes de peixe a um preço bem acessível. Atualmente, a diretora da Escola Estadual Vanilde Teixeira, na Barra, compra almôndegas para servir, quinzenalmente, na merenda escolar; uma média de 600 unidades por mês, disse Mônica.