Prefeitura prorroga campanha de coleta de resíduos tecnológicos

21/12/2009 16:41:35 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Campanha agora segue até o dia oito

Foi prorrogada até o próximo dia oito de janeiro a campanha de coleta dos resíduos tecnológicos, pilhas e baterias promovida pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Desde que foi lançada, no último dia 14, até o início desta semana, a campanha arrecadou cerca de duas toneladas de aparelhos tecnológicos, pilhas e baterias no Posto de Entrega Voluntária, instalado na Praça Washington Luiz.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o sucesso da coleta e o entendimento da população, fizeram com que o prefeito Riverton Mussi, sensível à causa ambiental, optasse por uma prorrogação da campanha.

- Vamos prorrogar a coleta até o próximo dia oito. As pessoas entenderam que o acúmulo desse tipo de resíduo pode acarretar danos irreversíveis, ao homem e ao meio ambiente, podendo comprometer o nosso bem-estar. É por isso que temos de construir políticas sérias, voltadas à responsabilidade socioambiental e comprometidas com a qualidade de vida das atuais e futuras gerações, disse.

O objetivo da campanha é reduzir os impactos ambientais e estabelecer uma gestão de resíduos tecnológicos, buscando novas formas de intervenção para esse tipo de lixo eletrônico que requer atenção especial, não apenas pelo grande volume gerado, mas também porque possuem substancias tóxicas que oferecem grandes riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

- A população tem colaborado com a campanha levando para a praça rádios, televisores, telefones (incluindo celulares), eletros domésticos, equipamentos de microinformática, vídeos, filmadoras, ferramentas elétricas, DVDS, brinquedos eletrônicos, pilhas e baterias – revelou Vaz.

Segundo o coordenador de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente, Roberto Barreto, para uma primeira campanha de coleta de resíduos realizada em Macaé e que visou sensibilizar a população, o saldo foi positivo.

- Nós vemos como positiva a participação da comunidade que além de levar seu lixo eletrônico para nosso posto, tratou de questionar se haverão outras. Mesmo com a prorrogação, a meta da Semma é realizar campanhas trimestrais. Além disso, estamos organizando um Eco-Ponto central que irá funcionar como posto de reciclagem de resíduos permanente e que deverá começar a operar em 2010, assegurou.

- Os governantes do mundo debateram a poluição atmosférica lá em Copenhague e nós aqui de Macaé estamos fazendo a nossa parte, limpando nosso ambiente e não depositando esse lixo eletrônico de forma irregular na natureza – disse a estudante de comunicação social, Priscilla Goes.