Prefeitura prossegue com obras no Novo Cavaleiros

25/04/2008 18:11:48 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A prefeitura de Macaé prossegue com as ações emergenciais no Novo Cavaleiros. Depois das fortes chuvas que atingiram todo o município na última semana o bairro Novo Cavaleiros recebe obras de instalações de novas galerias de concreto facilitando o escoamento das águas pluviais. A primeira parte dos trabalhos termina, no domingo (27), liberando o transito local.

A primeira etapa da obra começou com a abertura da pista da Rodovia Amaral Peixoto, do pontilhão da Rede Ferroviária até o canteiro central da pista, no sentido Macaé-Rio das Ostras. Estão sendo instaladas galerias que medem 1,60 (largura) x 1,50 (altura) x 1,20 (comprimento) e serão colocadas uma ao lado da outra, totalizando 3,20 x 1,50, aumentando a capacidade de vazão da água para seis metros quadrados. De acordo com a secretaria de Obras, essa é uma necessidade que deverá atender ao bairro nos próximos 15 a 20 anos.

As obras incluem também a instalação de uma elevatória de 3,50 x 3,90 no canteiro central da pista, para reter a água de chuva que virá passa pela galeria até a elevatória, onde será bombeada para a Lagoa de Imboassica.Também serão instaladas caixas de areia no bairro do Novo Cavaleiros e no canteiro central da pista da Amaral Peixoto para evitar o entupimento das galerias.

O objetivo da obra no bairro é aumentar a vazão de água, que hoje estão estranguladas e reduzidas, já que os antigos canais não atendem mais à demanda. Trinta e duas galerias de concreto armado pré-moldado foram trazidas do Rio de Janeiro no domingo (20), para que a prefeitura iniciasse as obras de seções de drenagem no Novo Cavaleiros.

As ações no bairro Novo Cavaleiros fazem parte de dois importantes projetos da prefeitura: despoluição da Lagoa de Imboassica e macrodrenagem “Água Limpa” do município. A assessoria da secretaria de Infra-Estrutura Urbana adiantou que a prefeitura já adquiriu cinco novas bombas grandes de sucção, de alta performance e oito bombas menores. A medida visa atender os bairros atingidos nos períodos de chuvas.

Projeto Água Limpa

Estudos feitos pela secretaria Especial de Infra-Estrutura Urbana apontam que Macaé não teve infra-estrutura para suportar o crescimento ao longo dos últimos 20 anos. O município tem hoje uma grande diversidade no sistema de esgoto e de escoamento. Se uma parte da cidade possui rede coletora, estações elevatórias e de tratamento, em outros locais não existe qualquer sistema de esgotamento sanitário, o que induz a população a usar fossas e sumidouros e até mesmo a lançar o esgoto no sistema de drenagem pluvial.

O projeto prevê a construção de sistemas de esgotamento sanitários completos, com redes coletoras com separador absoluto, eliminando o lançamento do esgoto no sistema de drenagem. O mesmo será direcionado às ETEs. As obras serão feitas, levando em conta a realidade de cada bairro, já que o projeto prevê a substituição gradual do atual sistema. O projeto será realizado obedecendo a um criterioso planejamento, evitando transtornos à população durante as obras, buscando o melhor custo-benefício.