Prefeitura prossegue construção da ETE do Lagomar

25/09/2009 11:22:54 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Obras ficam prontas até o final do ano

A prefeitura de Macaé prossegue no projeto de ampliar o saneamento básico do município e está concluindo as obras de construção da ETE do Lagomar, que vai tratar o esgoto de mais de 20 mil pessoas. No projeto, a prefeitura investe R$ 9 milhões, com recursos próprios. Além da ETE, que está sendo construída em módulos ao lado da ETE do Engenho da Praia, a prefeitura constrói seis estações elevatórias dentro do bairro para captar o esgoto e direcioná-lo para a estação de tratamento.

Dois prédios da ETE, a subestação, na entrada do terreno, e o prédio onde funcionarão a área administrativa e o laboratório da estação já estão prontos. Na subestação, já estão instalados o transformador, os disjuntores e o painel de distribuição. Estão em fase de conclusão os dois tanques para receber e tratar o esgoto. Também já foram concluídas as obras da caixa de areia e da elevatória que vai conduzir o esgoto captado aos tanques de tratamento.

A ETE do Lagomar, que também faz parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento básico do município, é mais um passo que a prefeitura dá no Projeto Lagomar, que vem beneficiando o bairro com obras de infraestrutura urbana desde 2006. As obras incluem construção das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, pavimentação das ruas, além da instalação de rede de água, que será ligada pela Cedae a uma rede principal já existente no bairro, para levar água a todas as residências.

As obras estão sob a responsabilidade da Construtora Avenida, com a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), e, se o tempo colaborar, estarão concluídas até o final deste ano, quando então a ETE entrará em testes, para depois ser inaugurada e começar a funcionar.

As seis elevatórias, que vão escoar o esgoto da primeira fase das obras de infraestrutura da localidade e direcionar o esgoto para a ETE do Lagomar, estão em fase de conclusão. A principal ou Elevatória 1 está localizada na entrada do bairro, na Avenida Quissamã, próximo ao Terminal do Lagomar. As outras cinco estão situadas dentro do bairro, como na esquina da Quissamã com W1, na W28 com a W1, na W9 com a W12, na W16.

Segundo informações da construtora, o bairro terá ao todo 10 elevatórias e as demais vão ser construídas na segunda fase das obras do Projeto Lagomar. As elevatórias vão captar 42 litros de esgoto por segundo, equivalente a 21 mil pessoas. Para direcionar o esgoto do bairro para a ETE, a prefeitura também já instalou a tubulação sob a Rodovia Amaral Peixoto e passando pela rua principal do Engenho da Praia.

Nas obras de infraestrutura urbana no Lagomar, a prefeitura de Macaé já investiu, nos últimos quatro anos e meio, mais de R$ 30 milhões. 70% das obras no bairro já estão concluídas, com 84 mil metros quadrados, ou cerca de 12 km, de ruas asfaltadas, 44 mil metros quadrados, ou 7 quilômetros, de ruas com paralelos, 20 mil metros de rede de esgoto, 15 mil metros cúbicos de rede de água pluvial. O bairro já conta também com mais de duas mil ligações de água potável, ligando as residências à rede principal instalada pela Cedae.

As obras do Projeto Lagomar vão continuar e ainda este ano a prefeitura deverá abrir nova licitação para continuar a segunda fase das obras, para conclusão da infraestrutura e a urbanização do Lagomar.